A Revista Tutti Condomínios que chega às suas mãos vem renovada, com formato diferente, mais fácil de ser manejada e uma linha editorial que privilegia a emoção. Mas a mudança mais significativa é que a publicação entra na era da sustentabilidade.
“A revista passa a ter um selo de design sustentável e a marca FSC da gestão florestal reponsável a partir deste número. É uma revista customizada, como é a tendência atual. E o novo formato leva a um aproveitamento melhor do papel. Porque também reduz o tempo de utilização da máquina impressora e, em consequência, reduz o consumo tanto de tinta quanto de energia”, explica Teresa Blasco, consultora do MBM Escritório de Ideias. Além disso, a tinta utilizada é feita a partir da soja, o que a torna ecologicamente correta.
“Sem contar que é uma revista pocket, que a pessoa pode levar na bolsa, levar para qualquer lugar. O novo formato, estudado pelo MBM em conjunto com a gráfica, tem as medidas de 17,5cm x 24cm, e com a lombada quadrada.
"Além de ser mais econômico, representa uma nova tendência, pela sua praticidade, já adotado por grupos editoriais de grandes centros. É um formato que permite ao leitor manusear mais facilmente”, diz o publicitário Bruno Chamochumbi, diretor do MBM Escritório de Ideias, que produz a revista, tendo como parceira a Bracalion Administradora de Imóveis. A revista fica mais moderna e leve. É uma mudança ideal, pois altera para melhor apenas a aparência, sem diminuir o conteúdo, ótimo como sempre. Não perde a essência e ainda ajuda o meio ambiente, o que deixa a todos nós muito felizes”, declara Rodrigo Brancalion, diretor da administradora.
A parceria entre o MBM e a Brancalion faz com que a revista seja distribuída para aproximadamente 120 condomínios, tanto verticais quanto horizontais, de Piracicaba. Lançada em abril de 2012, com periodicidade bimestral, a revista chega ao seu 11º número. Neste um ano e meio, com uma aceitação excelente, e para um público qualificado, a Revista Tutti Condomínios abordou em suas páginas não apenas questões relativas ao viver em comunidade.
Também fez perfis reveladores sobre personalidades marcantes de Piracicaba (Márcia Dedini, presidente da Fundação Mário Dedini; a colunista social Meg Tumang, o dirigente esportivo Celso Christofoletti, os artistas plásticos Marcelo Gimenes e Vera Pavanelli, a secretária de turismo Rose Massarutto e o fotógrafo Pauléo) e abordou, durante todo este ano, a história e os desafios do XV de Piracicaba, time de futebol que expressa a alma e a identidade de uma cidade.
Com o novo formato, a Tutti passou de 52 para 68 páginas. “A linha editorial ficou mais ampla, abordando mais assuntos, e se aproximando ainda mais de um leitor que exige qualidade de vida. Ao mesmo tempo, fica um produto mais elegante, com verniz reserva na capa e papel certificado. Este é outro dado importante, porque torna o produto ecologicamente correto e traz um selo de sustentabilidade. E essa é uma das preocupações mais importantes da atualidade”, explica Chamochumbi.
“A evolução visual e gráfica da revista era necessária e chega no momento certo. Isso vai equiparar o design e a qualidade gráfica ao nosso elevado padrão editorial e de conteúdo, que nos diferencia neste mercado”, diz a jornalista Cristiane Sanches, editora da revista.
OITO ANOS
A nova fase da revista chega num momento de novos desafios e grandes empreendimentos para o próximo ano. Em 2013, o MBM Escritório de Ideias completou oito anos de atuação.
“Queremos compreender os anseios, desejos e necessidades não só do mercado e das pessoas que vivenciam grandes mudanças tecnológicas e de comportamento, mas também das mudanças dos negócios”, afirma Chamochumbi. De acordo com o publicitário, o perfil do mercado está mudando e é preciso estar antenado a essa evolução.
A empresa tem marcado presença expressiva no mercado editorial de Piracicaba. Além da Tutti Condomínios, produz revistas corporativas como a Farrawi & Você, do grupo de moda piracicabano. “Tudo isso amplia e dá uma conotação mais interessante para o nosso trabalho. Também temos o programa Piranews, com flashes noticiosos na Jovem Pan, produzidos e editados no MBM, que também contribui para aumentar o nosso público.”