Fazemos acontecer

Bicho no apê

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 11ª Edição | Janeiro | 2014
Foto: Bolly Vieira e Alessandro Maschio/MBM Ideias

É possível ter um animal de estimação em ambientes mais compactos: basta escolher a raça adequada

Apartamentos podem ser, sim, um lar doce lar para animais de estimação. Especialistas em comportamento animal relatam que muitas raças são adaptáveis a espaços limitados de criação, independente do tamanho.

O que determina o quão adaptável esse animal será a um apartamento é o seu histórico, treinamento e suas atividades recreativas, informa a veterinária e sócia da empresa Vila San Pet, Fernanda Sansigolo. “O mais importante é o novo proprietário estar atento às particularidades das raças que deseja adquirir, como temperamento, grau de atividade, cuidados com a pelagem e problemas comportamentais”, destaca a profissional.

A cartilha sobre animais em condomínios da ProAnima (Associação Protetora dos Animais) – disponível no link material educativo do site proanima.org.br – é categórica na afirmação de que porte e quantidade podem depreciar a vida do animal no apartamento.

“Em todos os países do mundo de clima frio, cães grandes são criados dentro de casas e apartamentos, principalmente no Inverno, sem causar problemas a ninguém. Pare para pensar: um cão grande é menor do que a maioria das pessoas que vivem num apartamento. O que conta é a adequação dos passeios diários do animal e respeito aos limites dos direitos de terceiros, incluindo segurança e sossego das outras pessoas”, informa um trecho da cartilha.

Histórica e tradicionalmente, o cão e o gato são os parceiros dos seres humanos. Shitzu, lhasa-apso, spitz alemão, spitz japonês, pastor de shetland, poodle e buldogue francês são as raças caninas mais procuradas pelos que vivem em apartamentos, informa a veterinária Fernanda.

Entre os felinos, a profissional conta que a procura tende para persa, exotic, siamês e maine coon – este último é famoso pelo seu temperamento muito brincalhão, conta a veterinária.

Cezar Pedrozo, 43, morador do Condomínio Edifício Atlantis, presenteou, há três anos, sua esposa com uma gata da raça persa. “A Giselda é tranquila, não faz bagunça e nem barulho. Os gatos vêm ganhando seu espaço. A adoção de felinos é uma crescente há mais de dez anos e eu recomendo”, afirma Pedrozo, que é editor do Jornal Mundo Animal.

Nem cão, nem gato

As calopsitas foram escolhidas pela professora Maria Helena Santini Campos Tavares, 48, como animais de estimação. Ela construiu um grande viveiro, que é móvel, para o casal Charlote e Pretinho, e garante que não há transtornos com os vizinhos. “Dá para controlar bem a sujeira e a questão da higiene é tranquila. Com a proteção da gaiola, o animal fica mais à vontade e não corre o risco de ser pisado ou sair voando. Quando eles eram pequenos, meus filhos alimentavam-os com papinha no bico com ajuda de uma seringa. Estas aves são muito inteligentes, demonstram certa tristeza quando ficam sozinhas, mas é possível fazer pequenas viagens e deixá-las com alimento suficiente”, conta Maria Helena, que também tem peixes no apartamento.

A receita de saúde para os pets que vivem em apartamentos é uma rotina diária de exercícios, brincadeiras e carinho. “É uma forma de mantermos eles saudáveis e sem estresse”, diz a veterinária Fernanda. Independente do tipo de bicho e da raça, a profissional orienta que é muito importante oferecer alimentos apropriados e dosados para esses animais.

“Não podemos esquecer que até pouco tempo atrás eles tinham que caçar para se alimentar e suas atividades eram muito intensas, o que, no decorrer dos anos, acarretou em um aumento de peso preocupante e causador de várias doenças articulares, cardíacas e respiratórias”, destaca Fernanda.

Ela alerta também que animais que vivem em apartamentos devem ter uma rotina diária de exercícios, brincadeiras e carinho. “É uma forma de mantê-los saudáveis e sem estresse.” (por Cristiane Bonin)

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br