Fazemos acontecer

Quinzão nas telas

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 11ª Edição | Janeiro | 2014
Foto: Alessandro Maschio/MBM Ideias

Documentário sobre o Nhô Quim está sendo produzido pela Filó Comunicação

No primeiro semestre de 2014, deve estar pronto o documentário, ainda sem título definido, que celebra os 100 anos do XV de Piracicaba, time que representa não apenas o futebol, mas o jeito de ser da cidade. A produção é da Filó Comunicação e a ideia é que sejam reproduzidas ao menos 1.000 cópias de DVD, boa parte delas a ser distribuída nas escolas.

Com cerca de 50 minutos de duração, o filme será formatado com base em pesquisas em acervos públicos e particulares, além de entrevistas com várias pessoas que viveram a história do time, incluindo ex-jogadores, técnicos e cronistas esportivos. “Por enquanto, estamos na fase de pesquisa de texto, após uma reunião com o jornalista Cecílio Elias Netto, que atua como consultor por ser um estudioso de Piracicaba, e não apenas para esclarecer questões relacionadas a datas”, conta Bruna Epiphanio, diretora da Filó Comunicação.

De acordo com ela, o filme quer também mostrar que cidade era Piracicaba em 1913, quando surgiu o XV. “Estamos nesse primeiro passo, mais teórico, e a partir daí, vamos estruturar o filme na parte prática mesmo. Definiremos que pessoas serão entrevistas, que histórias serão privilegiadas. De antemão, já prevejo que nosso trabalho será muito mais de edição, pois acredito que teremos trabalho em resumir uma história tão rica em 50 minutos”, analisa.

Bruna revela que começou a sentir isso desde quando começou a montar a exposição do centenário do clube em cartaz no Sesc Piracicaba. “É impressionante a riqueza de material, a cada dia eu ouço uma história diferente sobre o XV. E todas são interessantes!”, afirma.

Natural de Rio Claro e radicada na cidade há dez anos, Bruna revela que está plenamente adaptada à cidade. “É muito bonito ver a paixão que os piracicabanos têm pelo seu time e por extensão pela própria cidade”, define.

A ideia do documentário é da Comissão de Arquivo e Memória do Conselho Deliberativo do XV, que fez a proposta para a Filó. A empresa de comunicação contou com as parcerias da Mariachi Audiovisual, Empório Produções Culturais e MBM Escritório de Ideias. Viabilizado pela Lei de Incentivo ProAC ICMS, conta com patrocínio da Oji Papéis Especiais, Raizen, Rinen Chemical Group, Sanavita e Vollmens Fragrance. A mobilização de recursos teve ainda apoio da Blasco Desenvolvimento Institucional.

YouTube

O alvinegro piracicabano também aparece com destaque no YouTube, maior portal de vídeos da internet. Quem quiser conhecer, basta escrever Canal Quinzista na barra de pesquisa do site (www.youtube.com) e conhecer o que anda rolando pelos lados do XV.

“Neste fim de ano, a demanda vem aumentando bastante, por conta de tudo o que aconteceu durante as festas de comemoração do centenário”, conta Eduardo Castellari, da assessoria de imprensa do time e responsável por fazer a postagem dos vídeos.

Além de vídeos comemorativos, Castellari cuida daqueles que se chamam de motivacionais, que procuram elevar o moral dos jogadores e da torcida. Nos últimos dias, o Canal Quinzista teve como destaque as comemorações do centenário no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, o Outubro Rosa, o cronômetro do centenário em frente ao estádio, a cerimônia na Assembléia Legislativa e a apresentação do maestro João Carlos Martins. Além disso, são postados vários vídeos com lances de gol das partidas disputadas. (por Ronaldo Victoria)

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br