Mari Casaque e Mara Manarim, da Le Noblesse, sugerem uma mesa em que predominam os tons branco e o dourado. O requinte está nas toalhas em organza bordada, sousplats em tecido, castiçais de resina e madrepérola, e guirlanda de laços e pérolas.
Para uma família maior, os empresários Erika e Eduardo Santili, da SaSarikandu, sugerem inovações à mesa. Para fugir das combinações básicas, como vermelho e branco ou vermelho e verde-escuro, a dica é misturar as cores tradicionais com rosa e dourado ou até azul-claro. Para decorar, traga as bolas de Natal da árvore para os pratos à mesa. Elas têm uma riqueza de detalhes e brilhos que deve ser valorizada. Além do Bom Velhinho, outros símbolos podem representar o Natal, como estrelas, caixas de presentes, renas, pinheiros, bonecos de neve ou duendes.
1) Cores: Não é porque é Natal que o tema tem que ser bico-de-papagaio, Papai Noel ou flocos de neve. Aposte nocomposê entre estampas com cores fortes, florais ou até listras. Para não errar, use um item liso, um item estampado, mais enfeites do mesmo tom.
2) Toalhas e disposição: Se preocupe, primeiramente, com a organização da mesa, nada de deixar os enfeites espalhados por ai. Respeite a disposição convencional de pratos, talheres, taças e disponha os enfeites no centro da mesa. Vale até colocar uma passadeira central combinando com a toalha para delimitar a área dos enfeites, artifício que fica superlegal. Mas, se você não tem uma passadeira ou se ela não combina com a sua toalha, que tal usar um jogo americano diferente acima da toalha? Esta é outra ótima maneira de delimitar os espaços na mesa.
3) Cadeiras: Quando recebemos convidados em casa, eles têm que se sentir à vontade, certo? Portanto, não tente colocar mais cadeiras do que comporta a sua mesa de seis lugares. Uma pessoa ocupa, mais ou menos, 70 cm na mesa. Então, faça o cálculo a partir da largura da sua mesa para chegar ao número ideal de pessoas. Para decorá-las, as cadeiras podem ser encapadas, o que mudará totalmente a cara da sua sala de jantar de uma maneira muito rápida.
4) Enfeites: Quando se trata de enfeites, o que vale é a criatividade. Adoro bolas de Natal espalhadas pela mesa, velas, fitas, porta-guardanapo incrementado, flores e miniaturas. Tudo pode desde que nada obstrua a visão do integrante à sua frente na mesa. Não fica legal aqueles enfeites tipo ‘prédio’, que faz com que você tenha que se inclinar para o lado enquanto conversa com a pessoa da frente.
5) Do bom e do melhor - Sabe aquele faqueiro de prata que você tem que secar à mão, senão mancha? Ou aquele jogo de pratos que você nunca usou? E aquela toalha branca bordada do enxoval da sua avó? Então, chegou a hora de usar tudo isso, sem dó e nem medo!