Diretora destaca esforço em aumentar o público ouvinte da emissora
Por Ronaldo Victoria
Tirar a emissora dos estúdios e levar para as ruas. Popularizar sem cair no ‘popularesco’. Esses são dois objetivos da jornalista Jacqueline Santana desde que assumiu a direção da Educativa FM, há pouco mais de um ano. “O meu primeiro ano foi bastante produtivo. Em 2013, procurei tomar conhecimento de tudo o que se referia à rádio. Acho que você consegue administrar aquilo que conhece. A partir daí, só desenvolve uma série de ações”, conta.
Quando Jacqueline fala de ‘sair dos estúdios’, reconhece o sucesso de programas como o Bom Dia, Cidade, comandado por Xilmar Ulisses, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h. “A ideia é aumentar as opções para o público. Da mesma maneira, quando falo em popularizar, não significa que a rádio vai tocar Michel Teló, não é nada disso. Mas é, sim, criar mais opções para ampliar o nosso público, que está situado nas classes A e B, por volta dos 30 anos. E para aumentar a penetração junto a essa faixa, tem de haver uma associação da música e da notícia com a informática”, ensina Jacqueline.
Para isso, desde 2013 a Educativa FM conta com novo sistema de informática, que foi totalmente reformulado e com internet mais rápida, numa instalação assumida pela Secretaria Municipal de Educação. Ainda na parte estrutural, a diretora da rádio conta que já foi solicitada a troca de equipamentos, que ainda passará por licitação.
Outra novidade é o novo site da rádio (www.educativafm.com.br), que agora permite ao ouvinte sintonizar a emissora por computador, notebook, tablets e celulares de todos os sistemas operacionais. “Além disso, a Educativa passará por reformas em suas instalações e está modernizando seus estúdios e equipamentos. Novas atualizações continuarão a ser feitas na grade de programação, com foco cada vez maior na qualidade. Novos eventos beneficentes, como o do ano passado, com o Lar dos Velhinhos, também estão nos planos”, conta.
Um novo programa já está no ar desde outubro do ano passado, e com sucesso. É o Educativa Raiz, apresentado por Daniel Rogero, que vai ao ar das 6h às 7h30, em substituição ao Café com Viola. A proposta é manter o público que curte música sertaneja tradicional e ao mesmo tempo ampliar e informar às famílias que vivem do campo, com previsão do tempo, preço dos alimentos e varejões em funcionamento.
As coberturas externas começam a ser ampliadas neste Carnaval. Além de transmitir os desfiles das escolas de samba de Piracicaba, domingo (2 de março), na avenida Armando de Salles Oliveira, a rádio transmitirá também, na íntegra, o evento que abre a programação carnavalesca. Acontece no dia 22 de fevereiro, quando, a partir do meio-dia, a rádio interrompe a sua programação normal e passa a transmitir o desfile da tradicional Banda da Sapucaia, que entra no seu 18º ano.
A transmissão, coordenada pelo técnico André Degasperi, vai permitir ao ouvinte da rádio acompanhar tudo o que acontece durante o desfile, que este ano desce a rua Moraes Barros, da rua Silva Jardim até a avenida Armando de Salles Oliveira, onde se dispersa. Ao mesmo tempo, os trios elétricos estarão todos sintonizados na Educativa FM.