Diferencial - Tutti usa papel certificado
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 13ª Edição | Abril | 2014
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Por Cristiane Bonin
Responsabilidade. Nesta única palavra cabe toda a rede de trabalho para conceber um produto com certificação FSC (Forest Stewardship Council). Ao utilizar papel certificado pelo Imaflora, a Revista Tutti Condomínios passou a integrar, em 2014, esta seleta lista de projetos que primam por cuidar tanto da natureza como do bem-estar social.
“No aspecto ambiental, o consumidor ou o anunciante está se relacionando com uma revista feita de um papel que possui certificação de origem, respeito total à legislação ambiental, monitoramento da fauna e da flora e muita atenção a todos os impactos ambientais causados pela produção, como a construção de uma estrada para a extração da madeira”, explica o engenheiro florestal responsável pela área de certificação do Imaflora, Leonardo Martins Sobral, que também é sub-síndico do edifício Lendinara, no Jardim Elite.
E mais. “No aspecto social, o produto só recebe o selo a partir da análise de toda cadeia de produção. A produção do papel deve apresentar todo respeito às questões trabalhistas, como condições do alojamento, salários e registros dos empregados, e, também, toda intervenção feita nas florestas e suas imediações que atinjam as comunidades tradicionais de ribeirinhos, por exemplo”, explica Sobral. A gráfica que imprime a revista, a Grafilar, de São Manoel (SP), também é incluída em todo processo de auditoria.
Toda reformulação da Revista Tutti Condomínios foi revelada aos leitores em sua décima-primeira edição, que circulou em dezembro. Com um formato pocket (de 17,5cm x 24cm), no novo projeto de design foi incluído o uso de tinta à base de soja, complementando a proposta de sustentabilidade para a publicação do MBM Escritório de Ideias, feita em parceria com a Brancalion Administradora de Condomínios. Lançada em abril de 2012, com periodicidade bimestral, a revista é distribuída gratuitamente a aproximadamente 120 condomínios horizontais e verticais de Piracicaba.
“É reconfortante ter um produto que não apenas conta com um bom conteúdo jornalístico, mas que reserve uma dimensão muito maior. Extrapolamos os ‘muros’ do nosso cotidiano e podemos dizer que estamos contribuindo realmente para um mundo melhor. Isso tem causado grande impacto positivo junto aos anunciantes e leitores”, diz o diretor do MBM Escritório de Ideias, o publicitário Bruno Chamochumbi.
SELO & MERCADO
A ONG (organização não-governamental) Imaflora foi fundada em 1993. A primeira certificação FSC no Brasil foi emitida em 1997 para o setor madeireiro. Em 1998, as florestas plantadas da Klabin também receberam o aval do FSC. “Desde então, houve um crescimento exponencial no setor de papel e celulose, movimento que atingiu as gráficas em 2010, intensificado em 2012”, conta o engenheiro do Imaflora, Leandro Sobral.
“No segmento de papel, obter um produto com certificação FSC não eleva significativamente o preço do produto, mas, sim, há agregação de valor à imagem da empresa e sua marca. O assunto é tão sério que hoje, no mercado internacional, não há negócios para as empresas do setor sem certificação florestal”, explica o responsável da ONG pelo FSC.
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas