Pequeno dicionário do lar - Cozinha do dia a dia
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 13ª Edição | Abril | 2014
Compartilhe:
Por Cristiane Bonin
É tanta coisa para fazer durante a semana que o preparo das refeições pode parecer a mais terrível das tarefas. Fique de olho nessas dicas das convidadas Patrícia Polacow e Luciana Bettiol.
1) Forma fulgor: Uso direto no fogão (fogo baixo) e dá para fazer os mais variados tipos de alimentos. A panela custa, em média, R$ 50 e faz o papel de forno, só que é mais rápido. Dá para fazer carnes, omelete e vegetais. “Eu faço berinjela em rodelas, coloco queijo, tomate e manjericão e, às vezes, aliche ou peito de peru”, diz a jornalista Patricia Polacow.
2) Tempero: Compre no mercado ou dê uma de jardineira num final de semana e plante os seus preferidos. “Eu sempre tenho vasinhos com cebolinha, salsinha, alecrim, manjericão e tomilho”, conta Patrícia.
3) Fast: Faça uma pizza na velocidade da luz e se livre do gosto de lata do molho pronto: bata o tomate com manjericão e outras ervas, sal, pimenta e nem precisa cozinhar. “É só espalhar na pizza e rechear. Fica maravilhosa”, afirma Patrícia.
4) Açougue: Faça compras de carne, frango e peixe a cada duas ou três semanas, e coloque tudo no freezer. “A carne e o frango eu peço por telefone e o açougue entrega em casa”, conta a publicitária Luciana Bettiol.
5) Congelar: Esta também é uma dica para sopas, molhos e feijão, sempre em porções de acordo com o número médio de pessoas que fazem a refeição. Prepare tudo, tempere e, no caso dos cozidos, coloque os potes para congelar destampados com a comida ainda quente – este procedimento conserva o sabor.
6) Verduras e vegetais: Faça compra em um horta urbana perto da sua casa, o que evita filas do supermercado e o alimento é mais fresco. Prefira o vapor para cozinhar. “Na panela apropriada dá pra cozinhar mais de um tipo ao mesmo tempo e, às vezes, a porção dá para dois dias”, destaca Luciana.
7) Arroz: As panelinhas de micro-ondas dão uma ajuda fenomenal. Não é preciso ficar vigiando e o cozimento é mais rápido. “O arroz é feito todos os dias durante a semana, mas, às sextas-feiras, em quantidade um pouco maior, sobrando para o sábado. No domingo é dia de almoçar fora, sendo que, no jantar, eu preparo algo fresquinho e prático, e dou uma aliviada no cardápio”, diz Luciana.
Se você tiver alguma sugestão, mande pra gente!
Patrícia Polacow, 39, é jornalista, casada e mãe da Juju, de 4 anos. Luciana Bettiol, 35, é publicitária, casada e mãe da Elisa, de cinco anos, e do Bruno, com idade de três.
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas