Cinemania - Tem Brasil na tela
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 14ª Edição | Junho | 2014
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Apesar dos eternos descontentes, o Brasil está neste tempo na ordem do dia, com Copa do Mundo, discussões, manifestações e tudo o mais. Tempo de lembrar produções que discutiram esse país e também provocaram polêmica.
Macunaíma (1969)
A história do ‘herói sem nenhum caráter’, criado por Mário de Andrade, ganhou um filme tropicalista, belamente dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. Grande Otelo e Paulo José se revezaram na pele do herói.
Terra em Transe (1967)
Polêmica, seu nome sempre foi Glauber Rocha, diretor que uns amam e outros odeiam. E nem todos assistiram. Aqui ele mostra a sujeira da nossa política. Paulo Autran e Jardel Filho brilham.
Central do Brasil (1998)
Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de atriz pelo seu desempenho como Dora, que escreve cartas para analfabetos e conhece um menino que perdeu os pais. Viagem pelo país profundo.
Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)
Adaptação do livro de Jorge Amado por Bruno Barreto. Fez enorme sucesso. Sônia Braga era a professora de culinária que chorava pelo falecido marido Vadinho (o falecido José Wilker).
Cidade de Deus (2002)
Um dos maiores sucessos do cinema brasileiro, indicado a quatro Oscar. Fernando Meirelles fez carreira internacional depois de contar a história ambientada na favela, com violência e adrenalina.
O Beijo da Mulher Aranha (1985)
Quem ganhou o Oscar foi o americano William Hurt, na pele do travesti Molina, que divide uma cela com o guerrilheiro Valentim (Raul Julia). Passa o tempo contando histórias de filmes antigos.
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas