Cuidado com os cupons fiscais
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 14ª Edição | Junho | 2014
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Calor e umidade comprometem a legibilidade das informações impressas no papel
Para garantir maior durabilidade das informações contidas nos comprovantes de pagamento, os consumidores devem prestar atenção à forma correta de armazená-los. O papel térmico – usado em extratos bancários, cupons fiscais, comprovantes de cartão de crédito, entre outros – reage ao calor, formando a escrita sobre ele. Alguns fatores ambientais
são críticos para o papel térmico e interferem diretamente no prazo de duração da imagem.
De acordo com a coordenadora de marketing e gestão de produtos da Oji Papéis Especiais, Vivian Palmieri, em primeiro lugar a emissão dos cupons deve seguir as orientações do
fabricante do papel, para que os comprovantes tenham a durabilidade de cinco anos garantida. A impressora deve estar ajustada para sensibilizar bem o papel, na intensidade correta de calor para a formação da imagem.
Vivian ressalta, ainda, que o consumidor também precisa ter cuidados. “Uma vez impresso o comprovante, deve-se evitar o contato com ambientes quentes (acima de 40°) e úmidos. Outro item é evitar que o papel fique em contato com materiais plásticos, tendo em vista que é um meio agressivo à imagem do papel térmico. Ao manuseá-lo, é importante ter cuidados como não deixá-lo exposto ao sol, à luz fluorescente e a ambientes gordurosos”, ressalta.
Segundo Vivian, é aconselhável armazenar os comprovantes sempre em um envelope de papel, e evitar deixá-los na carteira ou esquecê-los no porta-luvas do carro. A baixa qualidade do papel também pode fazer com que as informações sumam gradativamente, antes mesmo de vencer o prazo de garantia do fabricante. “A Oji Papéis Especiais atende aos requisitos do Ato Cotepe 04/10 desde 2010, quando foi publicada a lei em âmbito nacional que prevê normas a serem seguidas na confecção de bobinas de papel térmico para cupom fiscal. Isso garante que os dados impressos permaneçam por mais tempo, mantendo a integridade do cupom impresso”, finaliza Vivian.
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas