Tutti lança aplicativo
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 15ª Edição | Agosto | 2014
Compartilhe:
Foto: Alexandre Maschio
Por Cristiane Bonin
Desenvolvida com tecnologia alemã, ferramenta amplia o alcance do conteúdo e traz novas possibilidades de interação com leitores e anunciantes
A Tutti Condomínios é a primeira revista de Piracicaba a contar com um aplicativo gratuito para Android, iOS e web. O novo formato de acesso confere pioneirismo à publicação do MBM Escritório de Ideias quanto à adesão às novas tecnologias de comunicação, ampliação de conteúdos jornalísticos e publicitários, e aproximação com o leitor. No tablet ou smartphone, a mobilidade obtida com o aplicativo disponibiliza todas as edições da Tutti, desde a número 1, e conteúdos exclusivos, como galeria de imagens, vídeos e serviços.
´´Todo o conjunto é muito interessante. O aplicativo complementa as plataformas, ampliando o que fica limitado fisicamente pelo impresso. Temos em mãos a possibilidade de estender o conteúdo de forma ímpar com este formato digital´´, explica a editora-chefe da Tutti e coordenadora de conteúdo do MBM, Cristiane Sanches. Com tiragem mensal de 7.000 exemplares em um processo de impressão certificado pelo selo FSC – o que garante que a publicação chegue a 120 condomínios de Piracicaba (classes AA a B) e seus 30 mil leitores –, o aplicativo é entendido pelo MBM como uma segunda forma de distribuição da Tutti.
´´Esta é uma resposta à alta demanda de leitores pela nossa revista, que é nosso core business. Ao longo dos últimos dois anos, a publicação recebeu investimentos significativos, como o envolvimento técnico de toda equipe, logística e upgrade tecnológico´´,diz o diretor do MBM, o publicitário Bruno Fernandes Chamochumbi.
A Administradora Brancalion de Condomínios é parceira no projeto da revista. Rodrigo Brancalion, diretor da administradora, avalia que o aplicativo incrementa o aspecto agilidade. ´´Com a nova ferramenta, a informação que oferecemos vai chegar mais rápido ao condômino, com total comodidade e sem ficarmos restritos ao papel´´. Rapidez na informação e comodidades são aspectos relevantes também para o anunciante da nova fase da Revista Tutti Condomínios. “Nossos clientes terão em mãos um conteúdo personalizado para consultar ou apresentar a qualquer momento para seu público-alvo. Entrevistas, clipes, galerias de imagens estão entreos produtos disponibilizados pelo MBM com o viés de conteúdo para a publicidade”, observa Rodrigo Caetano, executivo de contas do departamento comercial da Tutti.
Desenvolvido pela empresa de tecnologia Knowlodge, representante exclusiva no Brasil da plataforma Pegasus, o App da Tutti junta-se às mais de 6.000 publicações realizadas pela desenvolvedora e distribuídas pelo mundo. No Brasil, a empresa desenvolveu aplicativos para publicações da editora Pini, revista Bamboo, entre outras.
Tendência
Para a doutora em multimeios pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e professora de jornalismo da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Mirna Tonus, a inclusão da ferramenta à publicação segue a tendência mundial de convergência na comunicação. ´´A amplificação do conteúdo da revista demonstra que a publicação está conectada às novidades do mercado e às necessidades de seu público. O aplicativo permite o alcance às pessoas conforme suas preferências de consumo de mídia. Ao envolver outros formatos e suportes, pode-se conferir uma experiência mais rica aos leitores, por meio do convívio harmonioso de conteúdos impressos e digitais”, comenta a doutora em multimeios.
A decisão do MBM Escritório de Ideias de investir em tecnologia da informação chega no momento em que a expansão da telefonia móvel e do uso de smartphones no país alavanca o acesso à web. Dados da pesquisa TIC Domicílios e Empresas 2012, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostram que a presença de telefones celulares nos domicílios brasileiros tem aumentado – os aparelhos já estão em 88% dos lares, 16 pontos percentuais acima do observado em 2008.
O ritmo de vendas dos smartphones também é acelerado. A eMarketer indica que, em 2014, o número de aparelhos em uso no Brasil deve crescer 36%. Em 2013, o país tinha 30 milhões de aparelhos. Em 2017, os smartphones já serão mais de 70 milhões. Ao mesmo tempo, em todo o mundo há uma popularização dos aplicativos. A empresa de pesquisas Flurry indica o crescimento de 115% no uso dessas ferramentas em todo o mundo em 2013.
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas