Gente que enxerga além
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | ª Edição | Agosto | 2014
Compartilhe:
Foto: Albert Einstein
Para Américo Barbosa, professor de comunicação e semiótica da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), além de especialista em gestão de pessoas, a criatividade é o que torna possível aliar prazer e produtividade. ´´O ser humano, ao longo da vida, se torna cada vez menos criativo. Mas é essa característica que serve como primeiro passo para vencermos os nossos paradigmas no dia a dia, na empresa, na casa, na vida´´, afirma.
Barbosa utiliza como exemplo dois gênios da ciência: o inglês Isaac Newton e o alemão Albert Einstein. ´´Se Newton tivesse simplesmente reclamado porque uma maçã lhe caiu na cabeça, talvez não tivesse pensado em um modo de explicar por que aquela fruta caiu sobre ele´´, lembra. Atitude parecida com a de Einstein ao resolver um paradigma científico formulado por Newton 200 anos antes. ´´Enquanto todos os outros achavam que o problema não tinha solução, ele pensou de forma criativa para achar a solução adequada.´´
Mas não é preciso ser genial como eles para adotar atitudes criativas, explica Barbosa. Basta não fechar portas, não se acomodar. ´´A primeira postura é fazer as perguntas certas. Quando alguém vier falar que algo não tem solução ou não vai dar certo, é preciso questionar: por que não? Depois, é preciso dizer ‘e daí?’ para os acomodados e pessimistas que preveem resultados desastrosos´´.
Nunca é demais lembrar o escritor britânico Oscar Wilde, que nem chegou ao século 20, mas sempre soube o que é criatividade. Ele dizia que a oportunidade sempre bate à porta. Alguns atendem. Outros reclamam do barulho.
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas