Fazemos acontecer

Noel popstar

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 17ª Edição | Dezembro | 2014
Foto: Alessandro Maschio

Por Ronaldo Victoria

Projeto Casa de Noel chega aos 15 anos e investe na regionalização
 
O calendário social mostra que a comemoração dos 15 anos é momento de retomada, de virada. Por isso, o projeto Casa de Noel começa, em 2014, com este gosto e com este pique. Chega anunciando o início de uma regionalização do evento e, quem sabe, sua nacionalização quando chegar aos 20 anos.
 
Por trás da fantasia do Papai Noel e deste sonho que deu certo, sempre a mesma pessoa: o publicitário Bruno Fernandes Chamochumbi, diretor do MBM Escritório de Ideias e da revista Tutti, e que o criou quando ainda era um adolescente de 17 anos. “Esse projeto mudou a minha vida em tudo”, assume, lembrando a trajetória de menino sonhador a empreendedor arrojado.
 
Na verdade, ele começou a se vestir de Papai Noel um pouco antes, aos 14 anos, quando ia para as lojas da rua Governador Pedro de Toledo, o principal corredor comercial de Piracicaba.
´´Era ainda uma brincadeira de criança, eu queria ganhar meu dinheirinho e brincar. Mas fazia aquilo com muita alegria, pois tive a sorte de viver numa família animada e que cultiva o
lado artístico´´, lembra.
 
Logo Chamochumbi começou, apesar da boa repercussão, a se sentir desafiado a fazer algo maior. ´´Eu não queria algo que fosse apenascomercial, esse Papai Noel que apenas incentiva as crianças a pedir presente. Eu queria que tivesse também um lado emocional´´, conta. Com a ajuda da tia Maria Regina Fernandes, Bruno aprendeu como se faz um projeto cultural, como se coloca uma ideia no papel. “Eu comecei nas lojas, em 1997, e nos dois anos seguintes ficava procurando as pessoas para pedir apoio ao projeto´´, diz. Até que no dia 7 de setembro de 2000, e ele guardou a data exata por causa do feriado, recebeu o sinal verde do empresário Juliano Dorizotto, da irmã dele Cristiane, e do também empresário Maurício
Colpas.
 
Assim, a primeira Casa de Noel aconteceu num sobrado da rua Governador Pedro de Toledo, ´´que parecia casa de vó´´, e onde havia sido o consultório dentário de um tio de Chamochumbi. Lá, Papai Noel recebia os convidados em clima descontraído. Era como um reality show, moda que acabava de chegar ao Brasil. Os vários cômodos da casa passaram por intervenções de arquitetos convidados (Gilberto Dias, Denise Laudissi, Sueli Totti, Cely Muzzilli, entre outros).
 
Foi um grande sucesso, mas no ano seguinte o projeto tomou nova forma e novo espaço: a sede da Società Italiana. ´´Naquele tempo, o presidente era o Marco Antonio Guidotti. Assim
que eu entrei, fiquei apaixonado pelo lugar. Alguns anos antes a nova diretoria tinha iniciado um processo de restauração do prédio´´, conta. As janelas estavam sendo trocadas e foi retirada a tinta que encobria as pinturas originais dos irmãos Thomazi nas paredes. Com o recomeço da Società acontecia a parceria com a Casa de Noel.
 
Em 2005, há nova reformulação. Se até aquele momento o músico Hermes Petrini acompanhava Bruno, a partir daí houve a mudança para um Papai Noel pop star, como um artista pop que tem a sua banda, a Panetone (dirigida por Petrini), com vários tipos de instrumentos, backing vocal e a participação da Mamãe Noel. ´´Foi aí que deixei mais claro o perfil de um personagem que é universal, mas tem seu lado brasileiro. Eu nunca quis ser um Papai Noel de shopping, mas um personagem lúdico que encanta crianças de todas as idades´´,define Chamochumbi.
 
E, com 15 anos de estrada, ele já começa a perceber as mudanças no público. ´´Se você pensar que uma criança de sete anos que me viu na primeira edição está hoje com 22 anos,
já temos a possibilidade de uma segunda geração me assistindo. Isso me dá uma sensação de continuidade muito gostosa.´´
 
Em 2014, o Papai Noel cantor amplia sua área de atuação, incluindo shows em várias cidades da região. Além disso, passa a ser identificado como pop star, com um repertório cada vez mais variado em seus shows. O projeto chega a cidades como Nova Odessa e Águas de São Pedro. Mas este é só o começo, adianta Fabiane Ducatti, nova gestora do projeto. ´´Para o ano que vem, já começamos a planejar a nacionalização, que pretendemos sedimentar em 2020. Acreditamos que é possível esse objetivo, mas para isso precisamos estabelecer cada vez mais parcerias com empresas e instituições”, afirma.
 
Por isso, já a partir do início de 2015, Fabiane começa a administrar o projeto Casa de Noel, estabelecendo contatos e prospectando parceiros, questão estratégica para a mudança. ´´As grandes empresas trabalham com um planejamento de recursos com prazo bem maior. Não adianta você chegar em cima da hora para estabelecer parcerias´´, afirma.
 
Mas as novidades não param por aí. A Casa de Noel planeja criar uma Lojinha do Papai Noel, não apenas na internet, mas um espaço físico. Outra proposta é editar um livro com as histórias do Bom Velhinho. Já este ano, será apresentada a Fábrica de Brinquedos de Papai Noel, que tem sede na Casa do Artesão, no final da Rua do Porto. O espaço foi todo reformado pela Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e decorado pelas alunas do curso de design de interiores do Senac de Piracicaba.
 
PERSONAGENS DESTA HISTÓRIA
 
O incentivador
Juliano Dorizotto, empresário:´´Eu fui levado a acreditar no projeto em primeiro lugar pela energia que o Bruno colocava quando falava dele. Era uma ideia inovadora a de promover o
resgate da essência natalina num momento em que a data parecia apenas comercial. Eu, minha irmã Cristiane, e meu cunhado Maurício Colpas resolvemos ‘comprar’ a ideia. Conseguimos o espaço, uma casa da rua Governador que era de minha família e onde seria meu escritório. Conseguimos parceria e fomos colocando a mão na massa. Passados 15 anos fico feliz demais em ver o rumo que o projeto tomou.´´
 
 
 
 
 
 
A fã
Giulia SbrissaPerina, estudante: “Eu acompanho o Bruno como Papai Noel a vida toda, ou seja, há 18 anos, desde a época das lojas. Mas o primeiro ano de que me lembro foi o da Casa de Noel na Governador. Lembro que o chão era fofinho e eu ficava esperando para falar com ele. Eu não acreditava em nenhum outro Papai Noel a não ser nele, mas quando entendi que havia uma fantasia fiquei um pouco chateada. Mas logo passou. Logo eu fui duende dele e foi muito legal ajudar a fazer outras crianças a acreditar nessa magia. Porque não é um Papai Noel que fala ‘oi, linda, toma uma balinha!’ É muito mais!´´
 
 
 
 
A mãe
Cristiane Perina, secretária: “A gente vai ver o trabalho do Bruno desde que ele começou no Edifício Canadá. Depois disso, ele ficou como Papai Noel da Farrawi Kids e, em seguida, começou o projeto Casa de Noel. Eu fui a quase todas as edições, com exceção de 2013, por um imprevisto, mas o show faz parte da minha vida e dos meus filhos. No primeiro ano da Casa de Noel, a Giulia tinha quatro anos e meu filho mais novo, o Vinícius, ia fazer um. Ele foi muito importante para o desenvolvimento das minhas crianças. Para mim, assistir a Casa de Noel é sempre um momento mágico, um lindo retorno à infância.´´
 
O parceiro
Marco Guidotti, empresário: ´´O projeto do Bruno chegou num momento em que, à frente da diretoria, eu estava coordenando um projeto de restauração não apenas do espaço físico, mas também de retomada de uma instituição (Società Italiana) importante para Piracicaba. Então, creio que a parceria foi importante para os dois lados. Para nós, trouxe gente para dentro da nossa casa e nos trouxe uma divulgação importante. Para o Casa de Noel, também acredito que foi importante o nosso espaço. Foi uma ajuda mútua e sem essa parceria a história seria diferente. Entendo como uma parceria que deu certo.´´
 
 
 
 
 
 
A amiga
Cely Muzilli, arquiteta: ´´Participei da primeira Casa de Noel, na Governador, e do primeiro ano da Società Italiana, onde fiz o projeto da cozinha, que até hoje serve a entidade. Foi muito bom porque eu sabia que estava fazendo uma coisa importante. Eu conheço o Bruno desde quando ele era menino e o que mais admiro nele é esse entusiasmo, ele acredita mesmo naquilo que faz e isso passa para a gente. Hoje eu acompanho o projeto como um espectadora sempre entusiasmada pelo trabalho dele. E feliz ao ver que ele não perdeu a garra juvenil.´´
 
A patrocinadora
Rose Massaruto, secretária de turismo: ´´A Setur apoia a Casa de Noel desde 2007. Nós contratamos alguns shows, e que geralmente são quatro: da chegada à Rua do Porto, o encerramento, o passeio de barco pelo rio Piracicaba e a apresentação durante a Feira Presente de Natal, no Engenho Central. Temos uma parceria estabilizada com o MBM Escritório de Ideias, é uma parceria público-privada que vem dando certo. Para mim, como secretária, vejo a importância de permitir às crianças, de forma gratuita, o acesso a esse mundo de magia natalina. E apoiamos porque o projeto é muito bem feito.´´
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um dos primeiros parceiros
Valdir Almeida, empresário: ´´Eu vi o Bruno pela primeira vez faz tempo, acho que era 1997, por aí. Ele estava no Edifício Canadá, na esquina da rua Santo Antonio com a Prudente, e agitava o pessoal. Parei para conversar com ele e gostei do menino, vi que ele era entusiasmado e me chamou a atenção. Convidei-o para que fosse Papai Noel da Farrawi Kids. E foi muito bom, ele chamou a atenção da criançada. Eu acompanho o projeto Casa de Noel, que já se transformou numa marca cultural da cidade. E hoje eu aproveito da energia do Bruno
como meu publicitário. Ele é muito criativo.´´
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
AGENDA DE SHOWS
 
29 de novembro, 17h – Chegada do Papai Noel de helicóptero – Parque da Rua do Porto e Casarão do Turismo
 
5 de dezembro, 20h – Chegada do Papai Noel em Nova Odessa
 
7 de dezembro, 16h – Show na Feira Presente de Natal – Engenho Central
 
13 de dezembro, 20h – Show no Rio Piracicaba
 
14 de dezembro, 19h30 – Show no condomínio que mais arrecadar fraldas para a campanha Condomínio do Bem - Piracicaba
 
15 de dezembro, 10h – Visita à Brinquedoteca Terapêutica Ayrton Senna, do Hospital Boldrini, em Campinas (Evento fechado)
 
20 de dezembro, 15h – Noel canta aos clientes do Supermercado Pague Menos – Piracicaba
 
21 de dezembro, 20h – Show de Despedida – Società Italiana – Piracicaba
 
22 de dezembro, 10h – Visita dos Anjos do Natal, na Santa Casa de Piracicaba
 
Informações: 19 3371.5944 / 3434.8045 | casadenoel.com.br | facebook.com/casadenoel

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br