Fazemos acontecer

Renata Kalil, estilista da LÖS

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 17ª Edição | Dezembro | 2014
Foto: Jeneli W. Lorenz

Por Cristiane Sanches 

O gosto pelo desenho e a alegria por transformar retalhos de tecido da bisavó em roupas para bonecas, quando era criança, deram à piracicabana Renata Kalil, de 29 anos, a percepção de que seu futuro estava na moda. Criadora da grife LÖS, ela fala sobre a carreira e suas aspirações.
 
Você cresceu num ambiente com forte estímulo para as artes. Como isso ajudou na decisão de seguir carreira na moda?
Desde criança eu desenho. Fazia roupinhas de boneca, brincava com os retalhos da minha bisavó. Sempre pensei em fazer algo relacionado à arte, ao desenho, até que no último ano do colégio conheci o curso de moda e fiquei encantada com a possibilidade de trabalhar desenhando roupas. Sou graduada em negócios da moda, com habilitação em desenvolvimento
de produto, pela Universidade Anhembi Morumbi.
 
Como define seu trabalho de estilista?
O meu trabalho como estilista engloba diversas áreas do conhecimento. Além de desenhar bem e ter muita criatividade, é importante ter conhecimento em ergonomia, modelagem, costura, tecidos, noções de planejamento, feeling psicológico para entender o comportamento social ao qual sua roupa se encaixa. No meu caso, por eu ter hoje uma marca própria, o conhecimento em negócios também é extremamente importante.
 
Você criou a LÖS. Qual é a proposta da marca?
A palavra LÖS é de origem sueca e significa leve, solto. O significado tem tudo a ver com a proposta da marca, que leva em consideração nosso clima tropical, por isso trabalha com tecidos finos e fluidos. As roupas desenvolvidas pela marca têm espírito leve, alegre, despojado e sofisticado. A LÖS traz um conceito atemporal, trabalha sempre com palhetas de cores
suaves e shapes que valorizam e se adequam ao estilo de vida de cada mulher. 
 
O que as clientes encontrarão na coleção de alto verão da LÖS?
A coleção conta a história da natureza, com o resgate do belo, do que nos fascina e nos faz parar por uns minutos e contemplar o que está bem à nossa frente: flores, animais, o pôr-do-
sol, a chuva... As roupas são bem coloridas com estampas florais e de animais como pássaros e borboletas; os shapes são bem soltos, trazendo muito conforto e bem-estar para o nosso
clima de agora. As cores são tropicais, branco, off white, verde, laranja, coral, amarelo e azul.
 
O que inspira você na criação das coleções?
Tudo me inspira! Já tive coleção inspirada em praia, parque de diversões, doces, esporte, caleidoscópio, estilo de vida etc. Cada momento que vivemos é inspirador, e para cada momento tento criar uma história, tirar dessa história cores, sabores, formas, texturas e tudo isso é o que torna meu trabalho mais gostoso.
 
Quem são suas referências no universo da moda?
São referências bem versáteis. Quando se fala em estilistas internacionais penso em Alix Grès, uma estilista pouco conhecida aqui no Brasil, da alta costura francesa, que trabalha com
drapeados. Stella Mccartney, que desenvolve looks de alfaiataria. Suas produções prezam pela sutileza e vestem mulheres elegantes com shapes minimalistas e confortáveis. Alexander
McQueen que sempre conta histórias com suas peças estruturadas, alfaiataria e modelos extremamente elaborados com muito brilho e rendas. Já, aqui no Brasil, Lino Vilaventura com
seus vestidos elaborados, mistura de texturas e shapes que valorizam a mulher; Oskar Metsavaht, criador da Osklen, com suas roupas minimalistas, confortáveis, sempre inovando nos
tecidos; e Ronaldo Fraga, que sempre encanta com a história de suas roupas. 
 
Quais são os desafios de uma estilista talentosa no mercado do interior de São Paulo?
O mercado da moda é muito desafiador, principalmente quando o assunto é uma nova marca. O maior desafio é colocar a marca no mercado, fazer com que as pessoas a conheçam, para assim existir uma opinião, formação de público e desejo de obter o produto.
 
Quais são suas aspirações para a LÖS?
A LÖS já é um sonho realizado que, consequentemente, vem com outros sonhos. Primeiro desejo que a LÖS vire marca referência no segmento de moda feminina e masculina. Este
ano, alcançamos outro sonho de lançar a camisaria masculina, pois já tínhamos a camisaria feminina. Quero poder algum dia, por meio da LÖS, criar diversos projetos sociais em comunidades carentes que envolvam o segmento de confecção, capacitar novos profissionais, além de gerar renda para as famílias. É muito bom poder sonhar com coisas lindas e ter pessoas que participam dia a dia desse sonho. Essas pessoas nos dão forças para continuar, para enfrentar os desafios e, principalmente, ajudam a fazer o sonho ser palpável, ser real.
 
Ser elegante é...
Refletir no exterior toda a essência de quem você é interiormente.

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