Village Arte Decor será no Monte Alegre
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 19ª Edição | Abril | 2015
Compartilhe:
Foto: Alessandro Maschio
Por Ronaldo Victoria
Mostra de arquitetura, decoração e paisagismo acontece de setembro a novembro e terá 27 ambientes
Grandes transformações começam com grandes sonhos. Esta é a frase que norteia o Village Arte Decor, projeto pioneiro que acontece em Piracicaba, de setembro a novembro, e que terá como palco alguns dos antigos barracões e casas da usina desativada do bairro Monte Alegre. O evento foi idealizado e organizado pelos empresários Bruno Fernandes Chamochumbi e Eduardo Pelaes, que representam o MBM Escritório de Ideias e a Public Art, com apoio institucional da Usina Monte Alegre e Urbem Arquitetura.
Trata-se de uma grande mostra que envolverá arquitetura, decoração e paisagismo e terá a participação de profissionais de todas as áreas e de várias cidades da região. Além de promover negócios e parcerias entre empresas, profissionais e visitantes, a mostra reunirá os talentos de arquitetos, designers de interiores, artistas plásticos, músicos, gastrônomos e empresários num festival visual e artístico.
´´O Village Arte Decor quer valoriza as manifestações artísticas e culturais do Estado de São Paulo, em patrimônios importantes das cidades´´, afirma Chamochumbi. Isso porque a mostra não deve acontecer apenas em Piracicaba. ´´A nossa intenção é que o Village Arte Decor se torne uma mostra de âmbito estadual. É um evento que já nasce itinerante e vai envolver arte e gastronomia, o que já é um diferencial, além do fato de que terá a duração de seis semanas´´, destaca Pelaes.
Além de dar espaço aos talentos da região, o evento também chama a atenção para a importância histórica do bairro Monte Alegre, por meio de sua requalificação operacional, já que ainda não conta com um projeto de ocupação. Durante o período de realização, com data ainda a ser definida entre os meses de setembro e novembro, o público vai encontrar arquitetura, decoração de interiores e paisagismo, numa programação enriquecida por palestras e workshops, gastronomia, música, artes plásticas e história.
´´É um projeto também turístico, que amplia o fluxo de visitantes no local de sua realização´´, diz Chamochumbi. ´´A ideia é inovar, reciclar o conceito de mostra. Não será algo estático, sem vida. É um evento que permite interação com o público e, para isso, acontecer no Monte Alegre é muito importante. É um espaço significativo, e com o Village Arte Decor estamos reforçando a questão da sua revitalização. O carisma do bairro ajuda a deixar as pessoas mais interessadas´´, reforça Pelaes.
A programação acontecerá num espaço de 4.000 metros quadrados, divididos em 27 ambientes internos e externos. São espaços comerciais e residenciais, lofts, jardins, cafeteria, restaurantes, galeria de arte, design shop, doceria e espaço para eventos. Acontecerá de terça a sexta-feira, das 16h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 21h.
O acesso será feito por bilheteria e portaria únicas, organizadas para oferecer ao público uma visita com fluxo orientado e visualização de todos os ambientes. Às terças-feiras, parte
do valor da entrada (ainda a ser definido) será revertido para o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba.
MONTE ALEGRE
Cenário da mostra, o Monte Alegre tem uma atmosfera encantadora e um jeito que parece pertencer ao passado. Inspiração para o romance Til, de José de Alencar, e patrimônio de várias gerações de aristocratas paulistas do século 19, o bairro teve o comando do usineiro italiano Pedro Morganti, no começo do século 20.
Na fase áurea, os operários da Usina Monte Alegre tinham casa, atendimento médico e odontológico, escola de qualidade, lazer, biblioteca, time de futebol e clube recreativo. Tudo mudou no início dos anos 80, quando a usina entrou em decadência. A comunidade se recolheu e hoje o Monte Alegre volta a ser inspiração para empreendedores culturais que acreditam em boas ideias. Como o Village Arte Decor.
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas