Fazemos acontecer

‘Amigos’ do seu intestino

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 19ª Edição | Abril | 2015

Por Cristiane Bonin

 
Kefir, chucrute e kombucha. Conhece? Estes alimentos viraram hit na lista de consumo dos norte-americanos que têm intestino ´preguiçoso´. Os Estados Unidos divulgaram recentemente uma pesquisa realizada com oito alimentos que, além de fundamentais para garantir a eficiência do sistema imunológico e combater a obesidade, ainda dão uma mãozinha na melhoria da nossa flora intestinal. A farmacêutica Patrícia Bachiega, doutoranda em ciência dos alimentos pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), explica tudo sobre destes preciosos alimentos.
 
KEFIR
É um microrganismo capaz de fermentar diversos tipos de produtos e, principalmente, o leite – de cabra, vaca, soja, coco ou arroz. As bactérias presentes neste alimento incluem a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, Acetobacter e Streptococcus, além da Saccharomyces kefir e Torula kefir, que são as principais responsáveis por controlar e eliminar as
leveduras que podem causar danos ao nosso organismo. O Kefir tem cor de iogurte natural, mas maior valor nutricional e terapêutico. Além de inúmeras bactérias benéficas, ele também é rico em vitaminas B12 e K. ´´Mas isso não significa que você deva deixar de consumir o nosso famoso iogurte. Este alimento probiótico, conhecido no mundo inteiro, possui diversas vitaminas como A, B6, B12 e também é muito rico em cálcio. Além disso, mais uma vantagem: tem pouquíssimas calorias! Quando for comprar o seu iogurte, não se esqueça de observar os nomes das bactérias Bifidobacterium e Lactobacillus, pois serão elas que irão causar todos os benefícios à saúde´´, explica a doutoranda da Esalq.
 
CHUCRUTE
Prato típico da Alemanha, o famoso repolho fermentado está nesta lista dos alimentos saudáveis. De preparação simples – primeiramente o repolho é fatiado, salgado e depois é deixado para fermentar –, o segredo do chucrute é a fermentação lática, que desenvolve bactérias que favorecerão a flora intestinal. Outra dica válida para obter o máximo do efeito probiótico é preferir o alimento sem conserva. Patrícia inclui outra iguaria feita de repolho tão boa quanto o chucrute: o kimchi ou komchee, alimento coreano que surgiu por volta do século 7. ´´Assim como o chucrute, o kimchi também é fermentado, possibilitando assim a proliferação de bactérias benéficas ao nosso organismo, que irão aumentar nossa imunidade e o resultado você já sabe: adeus doenças´´, explica.
 
KOMBUCHA
Este é outro alimento fermentado que está fazendo muito sucesso nos Estados Unidos. Apesar do nome estranho, a bebida é um chá incrementado. Elaborado a partir da adição de leveduras e algumas bactérias em chás ricos em cafeína – como os chás preto ou verde –, o kombucha tem qualidade nutricional e é rico em diversos minerais e vitaminas como a B1, B2, B3, B6, B12 e C. ´´Também é um excelente restaurador da flora intestinal e, devido à presença de antioxidantes, também promove ação rejuvenescedora´´, explica Patrícia.
 
LARANJA
Muito conhecida por sua excelência em vitamina C e sua função antioxidante, recentemente foi descoberto que a laranja possui uma substância denominada butirato. ´´O butirato está localizado nos filamentos que unem os gomos da fruta, isso significa que não basta apenas ingerir o suco de laranja, o ideal é comer o bagaço também. No nosso organismo, esta substância serve de alimento para as bactérias benéficas ao nosso intestino e, consequentemente, auxiliarão no seu bom funcionamento´´, explica a doutoranda da Esalq, acrescentando
um segundo atributo da fruta: a ingestão da laranja inteira inclui a película branca existente na casca, que é muito rica em fibras alimentares.
 
CHOCOLATE
Esta é uma novidade que vai agradar aos chocólatras. Patrícia recomenda o consumo dos chocolates com 70% de cacau que, ao contrário dos demais tipos, é rico em polifenóis – compostos que possuem uma elevada capacidade de proteger as células dos danos oxidativos, reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL). ´´Diversos estudos já apontam que o chocolate com 70% de cacau ao ser consumido é fermentado no cólon e provoca a liberação de agentes anti-inflamatórios e a redução de agentes pró-inflamatórios, o que favorece a proteção não só do nosso sistema cardiovascular, mas também do nosso intestino.´´
 
MANTEIGA
Visto com desconfiança e apontado como o responsável pela obesidade e pelas doenças cardiovasculares, este derivado do leite tem ganhado espaço como um alimento saudável. Patrícia explica que toda essa reviravolta deve-se ao fato de que a manteiga também é rica em butirato, um ácido graxo que irá prevenir a impermeabilidade intestinal, com papel fundamental na manutenção da integridade da barreira intestinal. ´´O composto também demonstrou, em estudos em ratos, que é capaz de minimizar os efeitos do diabetes e prevenir a resistência à insulina. Mas, vale lembrar que o consumo da manteiga deve ser feito com cautela e nada de exagero”, alerta a farmacêutica.
 
LENTILHA
Esta é uma leguminosa rica em fibras solúveis que, quando se ligam à água, têm a capacidade de formar géis que irão retardar o esvaziamento gástrico, diminuindo o ritmo de absorção da glicose e do colesterol. A lentilha também é alimento para as bactérias benéficas ao organismo. Outras leguminosas têm as mesmas características e é possível variar entre feijão, grão de bico e ervilha. ´´Ao consumir estes alimentos é importante ingerir bastante água´´, diz a pesquisadora.
 
ALHO
Além do sabor e da tradição no uso culinário brasileiro, este tempero é uma ótima fonte de compostos bioativos. ´´Um desses compostos é a alicina, que possui ação bactericida, fungicida e anti-oxidante reconhecida há pelo menos 5.000 anos por diversos povos. Além de todas estas funções, também é ótimo para o nosso intestino, pois serve de alimento para as bactérias benéficas ao nosso organismo´´, explica Patrícia.
 
Onde encontrar
O kefir e o lactobacilo para o kombucha são conseguidos por meio de uma rede de doações – com muita sorte, você conseguirá achá-los em hipermercados. A página eletrônica Kefir – Alimento Probiótico (kefiralimentoprobiotico. blogspot.com.br) tem orientações sobre como contatar doadores em Piracicaba e em outros Estados brasileiros. O Kombucha Blog do Brasil (kombucha.blog.br) é outro canal para encontrar doadores – mesmo que o doador não esteja na mesma cidade é usual o envio da colônia por carta simples. Na elaboração do kombucha é utilizada uma colônia de microrganismos que formam uma cultura simbiótica de bactérias e de leveduras, o que significa que as bactérias e leveduras vivem em uma comunidade complexa, de apoio mútuo, dependendo umas das outras. ´´Nem todas as culturas kombucha conterão exatamente as mesmas cepas (linhagens), mas, geralmente, as comumente encontradas são Acetobacter, sendo os estirpes mais comuns Acetobacter xylinoides e Acetobacter ketogenum; Saccharomyces, sendo as principais Saccharomycodes ludwigii, Saccharomycodes apiculatus, Schizosaccharomyces pombe, Zygosaccharomyes e Saccharomyces cerevisiae; Brettanomyces; Lactobacillus; Pediococcus; Gluconacetobacter kombuchae e Zygosaccharomyces kombuchaensis.´´

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br