Portugal encantador
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 19ª Edição | Abril | 2015
Compartilhe:
Foto: Pousada Castelo de Palmela
Por Cristiane Sanches
Roteiro exclusivo leva viajantes aos lugares mais lindos e interessantes de Portugal com estadia em pousadas históricas
Quanta cultura, quanta beleza e quantos monumentos podem ser acumulados por um país com quase mil anos de história? A resposta pode ser encontrada em vários lugares do mundo
e, um deles, com certeza, é Portugal.
Porta de entrada da Europa – especialmente para brasileiros –, o país ganhou recentemente um roteiro exclusivo, elaborado pela Flytour, e que faz parte dos chamados Destinos de Encanto para Brasileiros. Portugal – Circuito em Pousadas propõe uma jornada inesquecível por terras lusitanas, com duração de 11 dias e nove noites. O viajante desembarca em Lisboa e, ao longo da viagem, percorre boa parte do país passando por Palmela, Sintra, Cascais, Estoril, Évora, Crato, Tomar, Fátima, Viseu, Lamego, Peso da Régua, Cruzeiro, Pinhão, Guimarães, Braga e Porto.
Pousada Castelo de Palmela
Lembrando que a hospedagem é um dos pontos altos deste roteiro, na capital portuguesa o viajante faz seu primeiro pit stop na histórica Pousada Castelo de Palmela. Situado na Península de Setúbal, o município de Palmela está a 35 km de Lisboa e tem como grande atrativo um castelo que foi, sucessivamente, reedificado por dom Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal), dom Sancho 1º. e dom Afonso 2º., e ampliado por dom João 1º. A Pousada de Palmela, inaugurada em 1979, está localizada no histórico castelo, sobre uma imponente colina, com vista privilegiada para a serra da Arrábida e o oceano Atlântico, assim como a planície e os vinhedos da região. A região tem poucos registros históricos, mas sabe-se que era dominada pelos mouros e que foi retomada pelos cristãos no reinado de Afonso Henriques, no período das Cruzadas. Luís Vaz de Camões, em sua obra épica Os Lusíadas, exalta os grandes feitos de Portugal e menciona que o Castelo de Palmela foi reapoderado pelo rei acompanhado de apenas 60 cavaleiros.
Pousada Flor da Rosa
No sexto dia da viagem, o turista faz sua parada na Pousada Flor da Rosa, no município de Crato, no Alto Alentejo. A cidade tem sua história marcada pela instituição da Ordem de São João Baptista de Jerusalém, criada por um grupo de comerciantes italianos de Amalfi para serviço e apoio aos peregrinos que seguiam rumo à Cidade Santa. A ordem também teve como sede as ilhas de Rodes e de Malta, mas foi com dom Frei Álvaro Gonçalves Pereira, e após a edificação do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, em 1356, que Crato viria a ser a sede da ordem. O mosteiro, onde se encontra a Ordem de São João Baptista, é de construção gótica nacional. Lá está instalada a pousada luxuosa, que mescla o moderno com as construções históricas do espaço. Um ambiente conventual e tranquilo para quem quer sossego e descanso depois de um dia agitado de passeios.
Pousada de Viseu
Depois de uma visita ao Santuário de Fátima, no sétimo dia o viajante segue em direção a Viseu, onde se hospedará em mais uma pousada histórica. A Pousada de Viseu ocupa o prédio do antigo Hospital de São Teotônio, um dos mais antigos de Viseu, aberto em 1842. A entrada do edifício majestoso tem três estátuas (Fé, Esperança e Caridade), que olham atentamente a paisagem fabulosa sobre a cidade velha (designação dada à parte mais antiga, situada entre a Sé Catedral e a Cava do Viriato). O hotel é um projeto arquitetônico do português Gonçalo Byrne, aberto ao público em 2009. Oferece um spa, localizado na antiga capela do hospital, que proporciona aos seus hóspedes sauna, jacuzzi, banho turco, ducha tropical, ginásio e piscina interior aquecida para relaxamento. A decoração minimalista com materiais de design moderno harmoniza com a estrutura histórica neoclássica do edifício.
Pousada de Santa Marinha
Em Guimarães, cidade considerada o berço da nação portuguesa, o viajante faz sua última parada na Pousada Santa Marinha. Localizada numa pequena colina, a pousada está instalada num antigo mosteiro. Reza a lenda que o mosteiro teria sido entregue pela rainha dona Mafalda, mulher de dom Afonso Henriques, aos cônegos restantes de Santo Agostinho, em 1154. A pousada, projetada pelo arquiteto português Fernando Távora, recebeu o Prêmio Nacional de Arquitetura, em 1985. Fica a dois quilômetros do centro histórico da cidade, classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Entrou em funcionamento há 40 anos.
Passeios
Além do prazer de se hospedar em verdadeiros monumentos históricos de Portugal, como propõe o roteiro Destinos de Encanto, o turista conta com uma rica e variada programação de atividades. Em Lisboa, o destaque vai para visitas à Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos, a Baixa Pombalina com suas lojas, restaurantes e cafés; a Praça do Comércio e o bairro típico de Alfama. O jantar com show de fado também é ponto alto do passeio. Visitas a palácios, igrejas, museus, santuários, caves de vinhos; um cruzeiro pelo rio Douro, tudo isso foi reunido pela Flytour num só roteiro para encantar aos viajantes. O que, em se tratando de Portugal, convenhamos, não chega a ser uma tarefa tão difícil.
Tudo sob medida
Os roteiros que compõem Destinos de Encanto foram elaborados para oferecer ao turista uma experiência diferente na Europa, mesmo para quem já conhece os países que fazem parte do pacote. Segundo Cristiane Defavari Altarujo, coordenadora geral da Flytour, em Piracicaba, são muitos os diferenciais. ´´Em especial, destaco a assistência de nossos guias. A Flytour tem um serviço exclusivo, denominado Fale com seu Guia. Os clientes podem tirar suas dúvidas com os profissionais antes da viagem; receber dicas de passeios, que roupa levar, condições climáticas etc. Disponibilizamos o telefone do guia dias antes do embarque. Assim, o cliente pode tirar todas as dúvidas, o que é natural nessas situações´´, explica a coordenadora. Os guias estão preparados, também, para atender a algumas demandas individuais dos turistas. ´´Tivemos um cliente que, certa vez, manifestou o desejo de aprender a fazer um prato típico da Toscana, durante a viagem à Itália. O guia conseguiu encontrar um restaurante que se dispôs a atender ao pedido deste viajante. Uma experiência, certamente, inesquecível´´, comenta a coordenadora.
Além do roteiro Portugal – Circuito em Pousadas, o Roteiros de Encanto para Brasileiros oferece opções para quem quer conhecer França e Itália, com destaque para as rivieras italiana e francesa, Provence e Borgonha; e também a opção para Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Paris e Londres.
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas