Perspectivas - 'O bom gestor ouve o mercado'
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 19ª Edição | Abril | 2015
Compartilhe:
Foto: Christiano Diehl
Por Bruno Chamochumbi
Com mais de 40 anos de experiência no mercado editorial de Piracicaba, o publicitário Wilson Tietz, gerente comercial da Gazeta de Piracicaba, fala sobre liderança e gestão eficientes
Que postura uma empresa deve adotar em tempos de crise?
Ouvir o mercado é a primeira coisa a ser feita, pois ele aponta soluções para você e o seu negócio. Deve-se ainda repensar os processos adotados pela empresa, assim é possível corrigir muitos procedimentos. Rever esses procedimentos significa buscar mudanças que sejam viáveis e tragam mais economia. É preciso sair da zona de conforto, inovar e fazer as modificações necessárias. É preciso tirar o máximo de proveito, com o mínimo de recursos. Motivar a equipe e incentivar o seu engajamento são pontos fundamentais para enfrentar a crise. Ouvir a equipe é importante. A solução, muitas vezes, não está na cabeça do gestor. Ela pode ser identificada no cotidiano de quem está na rua e lida diretamente com o mercado.
Que mudanças mais significativas você vê no mercado de mídia local nos últimos anos?
Houve, uma invasão muito forte de tecnologias que mudaram conceitos e hábitos. O ponto negativo dessa evolução é a dispersão do foco e objetivo da empresa. O fato de existir muitas formas de atingir o público-alvo pode pulverizar esforços e enfraquecer ações eficientes. O mercado acompanhou uma expansão muito rápida dos mais diversos tipos de mídia. Porém, a credibilidade e eficiência dessas novas ferramentas, muitas vezes, são discutíveis e questionadas. Acredito que a mídia de massa ainda faça diferença no mercado, pois ela é ótima para cercar o público-alvo, uma vez que as classes sociais foram modificadas. Houve uma mudança muito rápida e, com isso, dificuldade para mapeá-la. O que é A, B, C e outras? Tornou-se mais complicado focar. Neste aspecto, a mídia impressa sai ganhando, pois tem a confiança do público. O maior patrimônio da mídia impressa é a sua credibilidade. Isso faz com que ela continue forte e tenha vida longa.
Na sua opinião, quais são as principais qualidades de um bom gestor?
O bom gestor é aquele cara que consegue conciliar seus custos operacionais – obter o máximo de resultado com o mínimo de recursos. Deve estar antenado, pois a maioria das empresas quebra porque não sabe avaliar seus custos operacionais. Por isso, sempre devemos reavaliar nosso custo fixo. Só com uma boa gestão de custo operacional e buscando insistentemente melhoria na qualidade dos produtos ofertados é possível conseguir competitividade no mercado. Um bom gestor também ouve o mercado e sempre aprimora seus produtos.
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas