Fazemos acontecer

Viagem com turbulência

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 19ª Edição | Abril | 2015
Foto: Marcio Pissocaro
Por Ronaldo Victoria
 
Jornalista piracicabano cobre conflito entre a Ucrânia e a Rússia para canal de notícias 24h da TV brasileira
 
Você já pensou em passar uns dias de férias na Ucrânia? Poderia pensar na hipótese. ´´Eu fiquei cinco dias lá e achei um lugar bacana, até para quem quiser passear. Kiev é uma cidade linda´´. Quem garante é o jornalista piracicabano Márcio Pissócaro, que ficou no distante país do Leste Europeu no início de março.
 
Claro que a viagem dele nada teve a ver com turismo e sim com o trabalho para uma emissora noticiosa de TV a cabo. Ele diz que as viagens de turismo para esse destino andam em baixa, desde que a região vive uma instabilidade política que já dura mais de um ano. ´´O que eu senti é que está aparentemente calmo, já esteve bem pior. Tudo tem a ver com o poder da Rússia, que ´dá o tapa e esconde a mão´´, conta.
 
Pissócaro explica que o epicentro da crise acontece na Crimeia, estado que havia sido anexado pela Ucrânia, mas que na verdade sempre se sentiu russo, e isso desde o século passado, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial. ´´A maioria da população da Crimeia apoiou a anexação porque de fato nunca se sentiu ucraniana. E o expansionismo russo também deu as cartas, já que eles nunca engoliram terem perdido 12 estados depois que acabou a União Soviética´´, diz.
 
O jornalista ficou baseado em Kiev, mas também seguiu para Donetski, onde acontece a crise. ´´Foi um pouco difícil a comunicação, pois quase ninguém fala inglês, nem policiais e nem o pessoal do aeroporto, como era de se esperar. Tive de me virar com um aplicativo de celular que traduzia direto do russo´´, lembra.
 
Esta foi a terceira vez que ele esteve em um país em crise política. A primeira foi na Venezuela, quando o então presidente Hugo Chávez, ainda era vivo e provocou a revolta. ´´O que eu vi em Caracas da revolta da direita faz as manifestações contra a (presidente) Dilma Rousseff serem fichinha´´, conta. Continuou pela América Latina ao acompanhar outros protestos, na Bolívia de Evo Morales. ´´Não é medo. Dá uma certa ansiedade quando a gente vai para lugares em crise. Mas o mais legal da profissão para mim são essas viagens. O ruim é que a gente ainda ganha pouco´´, afirma.
 
Formado há 14 anos pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Pissócaro trabalhou cinco anos como repórter da TV Beira Rio. Atuou também na Rede Globo como editor do Bom Dia São Paulo e do SP, na TV Tem (afiliada da Globo), e na Record.
 
Conflito com a Rússia
Em março, quando se completou um ano da anexação da Crimeia (razão da pauta de Pissócaro para a emissora), a Rússia garantiu que não vai devolver a Criméia para a Ucrânia, apesar de Estados Unidos e Federação Europeia terem avisado que não removerão as sanções impostas a Moscou há um ano. O Parlamento russo aprovou a anexação da Crimeia em 21 de março do ano passado, após moradores da península terem declarado apoio à medida em um referendo. Moscou já disse diversas vezes que não vai devolver a região para a Ucrânia.
 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br