Pequeno dicionário do lar - Letra J
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 20ª Edição | Junho | 2015
Compartilhe:
Por Cristiane Bonin
Jardim funcional
Um prédio em Nova Délhi, na Índia, ocupado por 300 pessoas, recebeu 1.200 plantas para purificar o ar em seus 4.650 metros quadrados edificados.
A iniciativa do ativista Kamal Meattle foi medida pelo governo, que constatou consideráveis reduções em problemas como: irritação dos olhos, -52%; problemas no sistema respiratório,
-34%; dores de cabeça, -24%; incapacidade pulmonar, -12%; e -9% para asma. Nova Délhi é a cidade mais poluída do mundo. Descubra as plantas do jardim interno e funcional de Meattle e como cuidar delas!
Areca-bambu ou palmeira de jardim: remove dióxido de carbono e transforma-o em oxigênio. Para obter o efeito desejado de limpeza do ar é preciso cultivar quatro plantas à altura dos
ombros por pessoa. Em Délhi, as folhas precisam ser limpas todos os dias para manter sua funcionalidade (em cidades mais limpas faça isso uma vez por semana com pano limpo e úmido). Esta espécie desenvolve-se bem com fertilizante natural e estéril ou em cultura hidropônica. É preciso levar a planta para ambiente externo a cada três ou quatro meses.
Espada-de-são-jorge: com as mesmas características da areca-bambu, a espada-de-são-jorge pede pouca rega. No Inverno ou em locais com arcondicionado é preciso esperar a terra estar seca para molhá-la novamente.
Jiboia: também se desenvolve bem em hidroponia e sua principal contribuição quanto ao ar é a remoção dos formaldeídos (usado em produtos de construção e formol) e outros químicos
voláteis do ar – a azaleia e o lírio-da-paz também têm a mesma particularidade. Coloque sua jiboia em sol parcial e mantenha o solo úmido, mas não molhado.
Xô, cheiro ruim!
Gérbera e crisântemo (margarida): contra resíduos, como o benzeno, presentes em locais em que se usam cigarros, charutos ou cachimbos. Em locais de clima ameno ou ar condicionado, estas flores precisam de luz solar direta. Em regiões muito quentes, devem ficar à meia-sombra, pois não suportam altas temperaturas. O melhor solo é o rico em matéria orgânica e bem drenado, para isso adicione um pouco de areia. Estas plantas pedem solo sempre úmido, mas não encharcado.
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas