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Especial Piracicaba 248 anos - Jovens investem na cidade

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 21ª Edição | Agosto | 2015
Foto: Guilherme Miranda

Por Cristiane Bonin

 
Quase 5.500 micro e pequenas empresas piracicabanas estão nas mãos de empreendedores com menos de 30 anos
 
Crise é uma palavra que parece não amedrontar os jovens em Piracicaba. A cidade continua sendo atrativa para investimentos dos mais diversos portes. Quase 5.500 micro ou pequenas empresas piracicabanas estão nas mãos de empresários com menos de 30 anos de idade, conforme estatísticas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Observatório de Pesquisas Econômicas do Sebrae (Serviço deApoio às Micro e Pequenas Empresas) do Estado de São Paulo. Piracicaba tem pouco mais de 32 mil micro e pequenas empresas, segundo a confederação, e o Sebrae-SP estima que 17% deste total são lideradas por adultos em início de carreira profissional.
 
Relatório executivo do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro, elaborado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) em parceira com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, realizou, em 2014, um levantamento com a participação de 5.181 jovens, com idade entre 18 e 39 anos, das cinco regiões brasileiras. Entre os jovens que já empreendem, a faixa etária mais ativa está entre 26 e 30 anos de idade, equivalendo a 38% dos entrevistados na pesquisa. Já entre os jovens que desejam se tornar empreendedores, a faixa etária está entre 21 e 25 anos. “Isto sugere que existe um tempo de maturação entre ter a ideia e a vontade de empreender, e também a consequente aplicação”, explica o relatório.
 
Dos que já empreendem, grande parte de seus negócios corresponde ao segmento de serviços (48%). O filão do agronegócio é o mais preterido, desenvolvido por apenas 3% dos jovens empreendedores. A pesquisa também aponta que grande parte dos jovens (77%) é bem-sucedida em seu negócio, sem nunca fechar uma empresa, indo no contraponto às pesquisas sobre falência de uma forma geral. Eles também pretendem expandir a empresa e 46% manifestam interesse em expandir em ramos de negócios diferentes dos quais já atuam.
 
As modalidades micro-empresa (ME), empresa de pequeno porte (EEP) e micro-empreendedor individual (MEI) representam, juntas, 90% do porte de empresas dos jovens empreendedores. O nível de faturamento anual de 91% deles vai de R$ 60 mil até R$ 3,6 milhões. A maioria (55%) está se desvinculando de parentes para montar um negócio próprio, ou seja, as empresas dos jovens não são herança de seus pais e 74% atuam em sociedade.
 
JOVENS DE VISÃO
Mariana Wood Lopes segue a ‘receita’. Há dois anos ela trabalha em sociedade na Anna Decor, uma loja do ramo de revestimentos, em Piracicaba, onde é responsável pelas áreas comercial e obras. Aos 31 anos, ela já passou por cargos em empresas de grande porte, como a Ananda Metais, em Piracicaba, e Lojas Americanas, no Rio de Janeiro, além de uma experiência no exterior. “Fui procurar lá fora (de Piracicaba) o que eu encontrei aqui”, comenta Mariana sobre ter se estabelecido profissionalmente em sua cidade natal. A decisão de deixar a condição de empregada foi impulsionada por dois motivos: um negócio sólido – que já tinha sido iniciado pelo seu ex-empregador, a própria Ananda – e a visualização de um nicho de produtos modernos. Em parceria com sua sócia, Mariana diversificou a carteira de produtos com oferta de mão de obra. Tatiane Moraes, 38, parceira de Mariana, que acompanha há oito anos o desenvolvimento do negócio Anna Decor, revela que seu mercado especializado consegue gerar novas oportunidades de negócio porque está focado em vendas técnicas. 
 
Já o publicitário Diogo Boaretto Marconato, 31, e o bacharel em direito Murilo Zambetta, 25, ambos de Piracicaba, começaram do ‘zero’ para criar a primeira loja brasileira especializada em bolos acondicionados em embalagens de vidro, a Divino Pote. A criatividade já apareceu de cara no nome do primeiro produto: o Cura TPM, um pote recheado de brigadeiro de colher, creme de Leite Ninho e pedaços de KitKat. “Ele é sucesso entre as mulheres e o mais vendido da loja”, conta a dupla de confeiteiros e empresários. Hoje a loja oferece mais de 20 sabores, como Bicho de Pé, Cenoura, Nozes, Rigoleto e Tentação de Ninho. A Divino Pote abriu suas portas no formato sociedade, com um terceiro sócio investidor,
e, com nove meses de funcionamento, já emprega seis trabalhadores. “Sempre gostamos de fazer doces para os amigos e, quando sobrava um tempo, inventávamos de fazer algo
diferente. Numa destas ocasiões, inventamos um potinho que fez sucesso entre os amigos, então começamos a fazer e a vender no ‘boca a boca’. Os pedidos foram aumentando e ali
vimos uma oportunidade de empreender”, conta Marconato.
 
FAZER O QUE GOSTA
A dupla de empresários da Divino Pote acertou em cheio ao apostar no feeling. Fazer aquilo que gosta é o item número um para o sucesso de uma empresa, aponta o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP, em Piracicaba, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro (veja o quadro com as cinco dicas do Sebrae Piracicaba).
 

Ribeiro informa que o jovem do século 21 está mais empreendedor e interessado em ter seu próprio negócio. “Eles têm mais autoconfiança em suas capacidades”, comenta o gerente do Sebrae. Pela ótica social, Ribeiro aposta que, se a educação formal englobasse o assunto empreendedorismo, o desenvolvimento econômico teria uma alavanca a mais. “Mas, infelizmente, nossa educação ainda é desenvolvida para formar bons empregados”, diz.
 
Se não é na escola, a mudança no âmbito profissional entre os mais novos vem pelo desejo de maior liberdade em relação ao tempo. “Eles não aceitam mais, tanto quanto as outras gerações, a hierarquia organizacional, e estão mais suscetíveis a fazer o que gostam, do que vender horas de sua vida para uma empresa”, analisa o gerente do Sebrae. Entretanto, os jovens do interior paulista, da capital ou de qualquer outra parte do mundo estão conectados por uma rede global, o que é positivo para Ribeiro. “Em qualquer parte do mundo as oportunidades surgem por meio de um click. São milhões de possibilidades que estão sendo exploradas. Aqui mesmo, em Piracicaba, já temos vários exemplos destes empreendedores, mas ainda precisamos fazer um trabalho enorme no sentido de fomentar e organizar um ecossistema empreendedor ligado à tecnologia e inovação, onde o jovem é o insumo principal para fazer essa engrenagem rodar”, finaliza.
 
 
 
 
Cinco dicas do Sebrae
1- Faça aquilo que você mais gosta!!!!
 
2- O momento de busca de informação e planejamento da abertura de empresa é importantíssimo. Dedique mais atenção a isso.
 
3- Faça um bom plano de negócio.
 
4- Procure o Sebrae, que tem dicas interessantíssimas para quem está pensando em abrir uma empresa
 
5- Esteja preparado para não desistir nunca, para sempre acreditar no seu negócio e saiba que, muitas vezes, como empresário, você vai trabalhar o dobro do que quando você era funcionário.
 
Fonte: Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente do Escritório Regional do Sebrae - SP em Piracicaba. A unidade local do Sebrae fica na avenida Rui Barbosa, 132, Vila Rezende, e o telefone é 3413-4839.
 

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