Fazemos acontecer

Zelador, o ''braço direito''

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 22ª Edição | Outubro | 2015
Foto: Jeneli Wrasse Lorenz

 Por Cristiane Bonin

 
Apoio fundamental para qualquer síndico, é ele quem faz  as coisas acontecerem no condomínio
 
O profissional de zeladoria pode ser definido como o ‘braço direito’ do síndico. É ele o canal direto da administração do condomínio com todas as equipes de trabalho e serviços, sejam internas ou terceirizadas. É de responsabilidade do zelador fiscalizar a execução dos serviços, acompanhar vistorias de órgãos públicos ou privados e executar um checklist periódico pré-definido para o perfeito funcionamento do condomínio.
 

Um traço forte desta profissão é ser exercida tradicionalmente por homens, mas isso não é preceito para Maria Inês Millas, 48. Linha de frente e pulso firme são atributos dela, que trabalha como zeladora no edifício Abel Francisco Pereira, no Castelinho, onde há 36 apartamentos. Mais conhecida como Mara, e também reconhecida pela sua iniciativa no dia a dia do condomínio, ela trocou de cargo por superar suas atividades antigas no setor de serviços de limpeza. Há 20 anos, Mara é funcionária no Abel Pereira e há cinco anos passou à zeladoria.
 
“Tem momentos em que eu acabo agindo como homem mesmo, sem muitos sorrisos e impondo respeito. O fato é que é necessário muito jogo de cintura, tanto com os moradores quanto com os terceirizados”, conta ela. A rotina de trabalho Mara foi absorvendo durante o período em que era responsável pela faxina. “Esta é a primeira vez na minha carreira profissional que ocupo o cargo de zeladora”, relata.
 
A lista das rotinas de Mara inclui desde manutenção preventiva – sistema de luz de emergência; data de vencimento dos extintores; testes no motor e painel da piscina; troca de lâmpadas na área comum etc. – a outros serviços como acompanhamento de profissionais da área de telefonia; solicitação de orçamentos e serviços de reparos; controle de estoque e compra de materiais; aplicação das regras do condomínio aos funcionários e moradores, entre outras.
 
Edson Pinheiro Alves, 46, também é zelador e atua no condomínio Terras do Sinhô 1, onde estão mais de 60 casas e 77 lotes. Ele acumula dez anos como profissional na portaria e outros 13 como zelador. Com um dia a dia semelhante ao de Mara, ele também executa serviços nas áreas de elétrica, hidráulica e sistemas de comunicação e segurança.
 
A PROFISSÃO
O diretor da administradora Brancalion, Rodrigo Brancalion, acompanha o gerenciamento de mais de 140 condomínios em Piracicaba. Ele destaca que há uma oferta restrita de vagas (especialmente porque a dispensa ou não contratação do profissional significa redução de custos). “É mais comum a contratação do zelador por condomínios de maior porte”, explica.
 
O condomínio necessita que seu zelador recicle conhecimentos sobre segurança, incluindo atualização sobre tecnologia de ponta do setor correspondente. Por se tratar de uma função multidisciplinar, Alves destaca que também é preciso se dedicar a cursos. Recentemente, o zelador do Terras do Sinhô 1 participou de uma formação na temática atendimento ao público, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Mara, do Abel Pereira, conta que integra a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e faz cursos sobre segurança do trabalho.
 
 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br