Quarto de adolescente
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 22ª Edição | Outubro | 2015
Compartilhe:
Foto: DIvulgação
Eles deixam de ser criança e querem um quarto que reflita a sua personalidade
Existe um lugar que mais expresse a personalidade de um adolescente que o seu próprio quarto? A transição da infância para a adolescência é um momento especial. Geralmente, nessa fase, o adolescente costuma utilizar o quarto como refúgio e já não quer ser tratado como criança, mas também não pode ser encarado como adulto.
Muitos pais são pegos de surpresa quando os jovens começam a reclamar dos objetos infantis que ainda enfeitam o quarto. Este é o momento indicado para programar a mudança na decoração.
Um bom projeto de decoração de interiores para o quarto do pré-adolescente pode ajudar nessa fase de mudanças e amadurecimento. O segredo está em escutar e entender seus desejos, procurando adequar o projeto a todos os aspectos do cotidiano. Ao chegar à adolescência, já não deseja mais quartos com temáticas infantis, bichos de pelúcia, personagens de
desenhos e estampas de bichinhos por todo lado. Ao contrário, buscam um quarto que expresse sua personalidade com mais atitude, que é próprio dessa idade e adequado às necessidades do dia a dia.
O projeto deve basicamente contemplar espaço para os itens básicos, como cama, armários, local próprio para estudo e navegar na internet. Pode-se, ainda, dependendo das dimensões, acrescentar um canto para receber os amigos.
O quarto precisa ser prático, aconchegante e funcional. Deve incluir móveis multiúso, mobiliários com rodinhas, baús para guardar objetos, pufes, tudo para economizar espaço com a vantagem de serem reorganizados, de acordo com a evolução do estilo do adolescente. O uso de nichos e prateleiras é essencial para auxiliar na organização e contribui positivamente para a estética.
Decorar uma parede com mural de fotos dos amigos, família ou imagens temáticas do mundo do adolescente também o agrada. Caso queira algo mais alegre e despojado, pode-se utilizar grafite, adesivos ou papel de parede. É fundamental priorizar a luz natural na iluminação do quarto. Além de criar uma atmosfera mais acolhedora, reduz a incidência de ácaros e outros causadores de alergia.
Optar por roupa de cama de boa qualidade também é uma forma muito prática e simples de repaginar a decoração do quarto. Edredons de cores claras ou reversíveis para mudar a cor são fáceis de ser combinados com vários estilos.
A escolha da cor para o ambiente deve valorizar a preferência do adolescente, lembrando que o uso de tons muito fortes pode tirar a tranquilidade do espaço. Por isso, o ideal é investir em tons de base neutra e abusar do colorido nos objetos de decoração, quadros, poltronas, tapetes, mantas, almofadas, luminárias, persianas, puxadores, os quais podem ser trocados ao longo do tempo.
8 DICAS IMPORTANTES
1 Escute o dono do quarto, conheça seus gostos, suas preferências (dormir, assistir TV, jogar, estudar, receber amigos, expor alguma coleção);
2 Armários pensados para organizar a bagunça, a quantidade de objetos, além das roupas;
3 O papel de parede orienta a decoração
4 Luzes em volta de espelhos no quarto das meninas;
5 Invista em espelhos, eles ampliam o ambiente;
6 Esteja conectado: pontos elétricos para computadores, televisores e videogames devem estar planejados desde o início do projeto;
7 Cabides estilizados para pendurar as bolsas ou bonés;
8 Quadro de cortiça ou magnético para exibir fotos de amigos, família ou imagens temáticas são peças carimbadas na decoração do quarto de adolescentes.
Marília Peixoto Olivetti é arquiteta formada pela Universidade Mackenzie e proprietária do escritório Marilia Olivetti Arquitetura .
mariliaolivettiarquitetura@gmail.com
mariliaolivettiarquitetura.com
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas