Artesanato em alta
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 22ª Edição | Outubro | 2015
Compartilhe:
Foto: Cristiane Bonin
Atividade socializa, gera renda e é cada vez mais valorizada, diz proprietária do Bazar Modelo
Quando o mundo todo parece ter chegado a um nível extremo de industrialização, o consumo de produtos feitos a partir de técnicas manuais surge como um retorno ao original, às emoções. Na outra ponta desta vertente de consumo está o prazer pela produção de uma peça que é única. O aprendizado do artesanato ainda proporciona, além de uma renda extra, a socialização, observa Luciana Lorandi, proprietária da mais tradicional loja de armarinho e artesanato de Piracicaba, o Bazar Modelo.
São 64 anos de fundação da empresa do segmento de artesanato, gerida exclusivamente pela família. O ponto comercial antigo no Centro da cidade agora está renovado no Piracicamirim. “Temos muito mais espaço nos nossos 250 metros quadrados, suficientes para setorizar as mercadorias. A localização é outro ponto forte, pois muitos preferem evitar o trânsito da região central. Tenho clientes que vêm de regiões distantes, e que preferem a facilidade que o bairro proporciona”, destaca Luciana.
Em setembro, o Bazar completou um ano de expansão física, comercializando mais de 5.000 itens, além de acomodar adequadamente os cursos variados em seu próprio espaço. “A procura por nossos cursos comprova que o artesanato não é exclusivo para idosos ou mulheres. Entre nossos alunos há homens, que fazem e vendem tapetes, telas e peças decorativas
em MDF, por exemplo; são pessoas que também se apoiam na arte como terapia contra a depressão ou Alzheimer”, explica a proprietária.
Linda Leite, artesã e professora do Bazar Modelo, conta que, independente da finalidade que cada um tem para aprender as técnicas manuais, a grande maioria comercializa seus produtos. “Dá muito certo! Hoje o artesanato é um meio de vida e há uma infinidade de possibilidades de venda, como presentes, festas, casamentos ou decoração”, comenta.
ORIGEM
Irineu Lorandi fundou o Bazar Modelo em prédio próprio no principal corredor comercial de Piracicaba, a rua Governador Pedro de Toledo. “Eu nasci dentro da loja porque, antigamente, os comerciantes moravam nos fundos dos estabelecimentos. Ainda pequena já ajudava na loja fazendo os pacotes. Mas foi durante a faculdade de biblioteconomia que eu assumi o negócio da família. Eu tinha 19 anos quando meu pai faleceu e a loja passou a ser minha. E tudo deu tão certo porque eu gosto muito do que faço”, conta Luciana. O novo espaço do Bazar Modelo é a mais recente conquista da empresária. A loja ampla está na rua Bolívia, 27, quase esquina com a avenida Dois Córregos, no Piracicamirim, um dos principais corredores comerciais da cidade. Lá é possível aprender sobre bordados em chinelo e pedraria; técnica em madeira e mosaico; pintura em tela e tecido; tapeçaria; tricô, crochê e bordados em geral. Mais informações em modeloartesanatos.com.br, (19) 3422-4241 – facebook/modeloartesanato.
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas