À primeira vista, é um lindo arranjo de orquídeas, elegantemente acomodado sobre um aparador que está a uns cinco metros de distância, e que faz toda a diferença naquela sala que você acabou de adentrar. Você se aproxima mais um pouco e fica intrigada com a quantidade de orquídeas daquele vaso (afinal, as flores das orquídeas não dão o ar da graça com tanta facilidade!). Você fica a um passo daquele vaso, olha demoradamente para cada flor e pensa em como a natureza é perfeita... Sem se conter, você decide tocar uma orquídea e... surpresa: não é natural!
Todos os seus (possíveis) preconceitos contra flores duráveis caem por terra quando você se depara com os produtos que estão disponíveis no mercado. Feitas em seda, outros tecidos nobres e silicone, essas flores e folhagens são a melhor solução para quem não abre mão de um belo arranjo em cada ambiente da casa, mas não tem tempo de cuidar disso.
A Sia, famosa marca sueca de decoração, produz peças que beiram a perfeição. “Trabalhamos com flores desta marca porque são as mais perfeitas”, diz Maria Helena Kalaf, proprietária da Degusta Casa. Ela relata que as flores e folhagens são vendidas por peça, mas que os clientes podem encontrar arranjos montados em sua loja. “As flores que mais atraem são as orquídeas, rosas, hortênsias e camélias”, revela.
A conservação é simples, explica Maria Helena. “Num balde, coloque um pouco de sabão neutro e, em seguida, deposite a flor de cabeça para baixo. Deixe de molho por algumas horas e ponha para secar na sombra também de cabeça para baixo”. A durabilidade do produto, segundo a empresária, é longa, desde que não tome sol e nem fique ao relento. “Pode durar por anos”, garante. Ela destaca que a cada estação há uma tendência de cor, mas que o branco é sempre bem-vindo. (por Cristiane Sanches)