Uma cidade que exala sabores e encantamento, dividida pelo rio Sena, margeado por democráticos equipamentos urbanos. Pessoas transpiram boa educação e ‘tropeçam’ em arte e história. Pelo criativo e simples sistema das bicicletas Vélib, o dia-a-dia se mostra e prepara sempre uma surpresa para os olhares viajantes.
Programar-se para conhecer Paris pode ser, antes da própria visita, uma grande curtição. Anotar e apontar o básico, o tradicional, já é um bom negócio. Dividida pelos ‘arrondissements’, a cidade convida o mundo para dias mágicos, iluminados e cheios de surpresas gastronômicas.
A Paris que recebe mais de 27 milhões de turistas por ano, 12 vezes a sua população, é referência mundial em gastronomia. Todo turista que se preze não deve deixar de passar pela famosa rede de supermercados Monoprix, um completo ‘parque de diversões’ para quem quer comer coisinhas diferentes, aperitivos e provar outros sabores. Assim começa nosso tour gastronômico. Queijos deliciosos e com preços interessantes. E são tantos... Muitas variedades, tipos e sabores. Chocolates, frutas, caviar, embutidos, vinhos, espumantes, carnes, peixes e doces. Tudo é diferente e de encher os olhos de cores e a boca d’água!
Em bairros bem localizados, não faltam as boas e velhas boulangeries, nas quais devemos começar com os mitológicos croissants, baguetes e pães de chocolate. Essas casas cheias de maravilhas mantêm a tradição, mas não deixam de criar novidades. Tem maravilhas com nozes, pistaches, macadâmias e amêndoas. Tem as quiches incríveis e cheias de combinações como a de salmão com queijo.
Em Paris, framboesas e mirtilos dão cor e um sabor inigualável aos doces.
Nessa primeira e doce imersão, continuamos caminhando e encontrando outros momentos gourmet. O design e o cuidado com os detalhes, na decoração das lojas e no preparo dos doces, dão ao viajante a verdadeira sensação de sair do lugar comum com magia. Aliás, esta é uma sensação sem fim em Paris.
E se engana quem pensa que vai encontrar atendentes sisudos e que não gostam de ouvir o turista falar outros idiomas.
No caminho dos doces de Paris, parar no bairro La Madeleine é obrigatório. Vamos juntos?
A Fauchon é uma conhecida marca que alia design com deliciosas combinações. A loja e a confeitaria encantam pelas embalagens, apresentações dos produtos e padronagem das instalações. Entre as delícias, existem diversas opções de marca própria, como cremes de chocolate, geléias e outros que servem como bons presentes. Entre as delícias para os olhos e o paladar, encontramos os maravilhosos bolos de pistache, com creme e morango ou os famosos éclairs – tipo de bomba de chocolate. Um dos mais pedidos é o que tem estampa da Monalisa em uma telha de chocolate, uma verdadeira obra de arte. (24-26 Place da la Madeleine, www.fauchon.com)
A rede La Maison Du Chocolat deixa o passeio por la Madeleine ainda mais charmoso. Numa loja pequena, é grande o número de tentações. Entre as sugestões, chocolates puros e de origem com diversos sabores e combinações. E não esqueça dos tradicionais macarons, que colorem a vitrine e são rapidamente oferecidos para degustação, tamanha é a certeza dos atendentes: você não vai comer um só! No atendimento cordial, brasileiros já são vistos como bons compradores e apreciadores de tudo que esta marca de embalagens maravilhosas tem para oferecer. (8 Boulevard de la Madeleine, www.lamaisonduchocolat.com) (por Bruno F. Chamochumbi)