Design para Transformação Social
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 25ª Edição | Maio | 2016
Compartilhe:
Com a necessidade de estarmos sempre conectados e com a facilidade que novos aparelhos provenientes da indústria do design propiciam no contato direto com amigos e familiares, perdemos a chance e, consequentemente, perdemos a necessidade de interagir com o mundo ao nosso redor. Nos relacionamos com produtos e serviços de modo superficial e instantâneo. Nos cansamos rápido demais.
Charles Montgomery, em seu livro Happy City, discute um aumento na taxa de ansiedade nos moradores de grandes cidades por conta de indivíduos que não conseguem se desconectar de seus aparelhos, por cidadãos que transformam em superficial todo o tipo de relação que desenvolvem, comprando produtos ou serviços que, de certo modo, criam necessidades que nos são inúteis. Desse modo, acabamos por afetar o bem-estar social de nossas comunidades. O bem-estar social fica em evidência quando discutimos a saúde dos cidadãos que seguem este perfil.
Este bem-estar está diretamente ligado ao modo como o indivíduo se relaciona com a comunidade na qual está inserido, a sua visão de mundo e a como faz uso dos artefatos e objetos de design disponíveis a ele. Quanto melhor essa relação, melhor a qualidade de vida do indivíduo e, consequentemente, melhor é o impacto na comunidade.
O impacto social que causamos em diversas áreas do nosso cotidiano vem se tornando objeto de estudo e preocupação de muitos. O conceito de design de impacto social busca discutir como projetos e serviços de design afetam a comunidade na qual estão inseridos. Seja o efeito que um carro de luxo tem na sua comunidade e nas quais ele não tem acesso, ou ainda, o impacto de um projeto de cunho exclusivamente social, o design de impacto social está em todas as camadas de produção de design, não somente ligado ao Terceiro Setor.
Podemos entender que o design pode e vai muito além da fronteira estética determinada pelo senso comum. Ele se torna uma ferramenta poderosa de mudança social. O design quando voltado ao impacto social e à consciência de seus projetos e produtos pode modificar a maneira com que interagimos. Consequentemente, mudamos padrões sociais que nos causam estresse, melhorando o bem-estar social de nossas comunidades.
Guilherme Miranda é designer e fotógrafo
ggsmiranda@gmail.com
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas