Mais que simples cervejas
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 26ª Edição | Agosto | 2016
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Foto: Guilherme Miranda
Por Cristiane Bonin
As cervejas artesanais ganham de vez o coração (e o paladar) dos piracicabanos
Um mercado que cresceu 64% entre o início dos anos 2000 para cá. Estamos falando da cerveja brasileira, que aumentou a produção anual de 8,4 bilhões para 13,8 bilhões de litros, segundo dados da Receita Federal e do Sindicato Nacional da Indústria do setor. Atrás apenas dos Estados Unidos e da China, o Brasil supera Rússia e Alemanha em produção. Dados publicados em 2016 pelo Sebrae-SP apontam um crescimento médio anual de 20% das microcervejarias, contrariando o cenário de recessão e a alta dos insumos.
Ainda conforme o Sebrae, o público da bebida artesanal concentra-se nas classes A e B e é formado majoritariamente por homens. Entretanto, o aumento de mulheres no bolo do consumo também tem ampliado os lucros destas empresas, impulsionando o segmento juntamente com um mercado que atrai fãs interessados pelos sabores e variedades dos produtos.
A Revista Tutti constatou que o segmento na ‘terra da cachaça’ apresenta um mercado preparado, com cervejarias premiadas internacionalmente e multiplicidade no varejo para a felicidade dos beer lovers.
DAMA BIER
Ela já conquistou 46 prêmios Brasil afora e é referência entre os apaixonados pela bebida artesanal. Fundada em 2010, a Dama é uma empresa familiar que se muniu com tecnologia, diferenciais em produção e trabalho com paixão para abrir suas portas. “O segundo desafio foi escolher o nome adequado para expressar todos estes conceitos. Era necessário demostrar a origem brasileira e sua nobreza. Nada mais justo que uma homenagem às mulheres, responsáveis durante séculos pela produção de cerveja”, conta o beer sommelier Paulo Bettiol, gerente comercial da fábrica.
“Piracicaba foi eleita para sediar a Dama pela vocação para o desenvolvimento fabril e pela excelente localização geográfica”, afirma Renato Bazzo, um dos sócios fundadores. A produção iniciou com três estilos de cerveja, hoje são nove estilos em linha, mais três sazonais e outras produções únicas. A carta de cerveja da Dama transita por rótulos refrescantes como a American Lager e QI; possui também um rótulo desenvolvido com o Café Morro Grande; e, para o Inverno, a sazonal Smoked Porter. A Dama Reserva é a cereja do bolo, feita somente para comemorar o aniversário da cervejaria. Ela matura em barricas de carvalho americano, que continham outras bebidas antes e barril de umburana, madeira típica brasileira.
Com a empresa consolidada e uma equipe afinada, incluindo mestre-cervejeiro com formação na Alemanha e um beer sommelier, o desafio agora é conquistar cada vez mais mercados. “Temos ainda um grande caminho a percorrer para levar informações do nosso produto a todos os brasileiros e a outros países, para uma futura exportação”, diz Bettiol, que vivencia crescimento anual de aproximadamente 20%.
A Dama Bier está na rede varejista, de restaurantes a supermercados. A fábrica (avenida Rio das Pedras, 104, Piracicamirim) tem uma loja-bar anexa para a compra das cervejas, chope e souvenirs. O visitante também pode aproveitar para degustar uma cerveja direto da fonte. O atendimento de segunda a sexta-feira inicia às 10h; de segunda a quarta, o expediente encerra às 18h; às quintas, fecha às 19h e, nas sextas-feiras, segue até as 20h. No sábado, o cliente é recebido entre 9h e 16h.
A TUTTA BIRRA
A Tutta Birra é uma expressão italiana que significa ‘a toda velocidade,com todo empenho’. O termo exprime exatamente o foco da mais nova cerveja artesanal de Piracicaba, repleta de muita criatividade em suas receitas para revolucionar uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo homem, em 6.000 a.C.. A microcervejaria fez sua primeira produção em abril deste ano e, atualmente, coloca no mercado de 2.000 a 3.000 litros de chope mensalmente. Em até um ano e meio, a expectativa é de que o volume de produção ao mês chegue a 16 mil litros.
A Tutta Birra Birrificio Artigianale tem quatro tipos de chope: Munich Helles, American Wheat (de trigo com capim-limão), Dark Lager (com cacau e açúcar mascavo) e American Strong Pale Ale (com dry hop, lupulagem feita a frio). Entre o fim deste ano e início de 2017, a microcervejaria colocará no mercado suas cervejas em lata.
A empresa foi criada por um trio de excelência: o engenheiro agrônomo Eugenio Caputi, um apaixonado por cerveja e beer sommelier; o mestre-cervejeiro Luis Henrique Poleto Angeloni, doutorando na área de maturação de cerveja em barril de madeira pela Esalq; e Lúcio Tanaka Osti, graduado em ciências dos alimentos pela Esalq, beer sommelier pelo Instituto da Cerveja e, pelo Senac, também fez o curso de planejamento e administração de bares e restaurantes. Eles se conheceram em cursos de cerveja caseira ministrados por Luis Poleto e, em 2014, resolveram se juntar para ter uma fabricação própria e inovadora. “Em 2010, eu já fazia cerveja em casa e trabalhei por mais de dois anos no ramo de cerveja artesanal, incluindo bares e cervejarias, mas este é um projeto de vida comum a todos nós”, conta Lucio Osti.
Durante um ano investiram na infraestrutura, da construção de um galpão à montagem da fábrica. A próxima tacada da A Tutta é abrir um empório em três contêineres anexos dentro do espaço de produção. “Mas o grande desafio do produtor de cerveja artesanal é conquistar público de uma forma diferenciada: não pelo marketing, mas pela qualidade e suas ideias. O hábito de tomar uma cerveja diferenciada abriu um mercado com clientes exigentes, que procuram novos sabores sempre, o que mantém o mercado sempre em movimento, ainda mais em época de crise”, afirma Osti.
No varejo, A Tutta Birra pode ser degustada no Armazém XV, Empório Delicato, Santa Monica Hamburgueria, Kriek, Mestre-Cervejeiro.com, Enjoy Public House, dentre outros. Compras direto da fábrica pelo telefone (19) 99977-4390, com Lúcio.
LEUVEN
Fundada em 2010 pelos irmãos Alexandre e Fernando Godoy, a cervejaria Leuven ganhou no fim de 2014 três novos sócios da família Barreira: o casal Gustavo e Karin, e Sérgio, pai de Gustavo. Com as receitas formuladas por Alexandre, no início a Leuven focou majoritariamente na produção de cervejas em garrafa e hoje traz também o chope em seu portfólio. Entre os estilos que produz, a Leuven busca inspiração na escola belga, mais aberta à criatividade, permitindo adição equilibrada de frutas, temperos e ervas na cerveja.
Em 2015, a cervejaria começou a participar de concursos e, já no primeiro ano, teve dois dos seus rótulos premiados em concursos importantes como o Festival de Cerveja de Blumenau (SC) e Copa Cervezas de America, no Chile. Seus principais canais de distribuição são bares e pontos de venda de varejo especializados em cerveja artesanal, uma novidade no segmento. “Um de nossos clientes, em Indaiatuba, com um posiciona-mento muito claro de foco em artesanais, mais do que triplicou seu espaço de atendimento em um ano”, relata Gustavo.
A Leuven comercializa quatro estilos de cerveja: Golden Ale, Red Ale, Witbier e Dubbel – até o fim deste ano três novas receitas serão produzidas, começando pela Belgian IPA. O destaque vai para as garrafas rolhadas, como o champanhe. “Há uma segunda fermentação, que acontece dentro da própria garrafa. Trata-se de um processo de carbonatação natural da cerveja" conta Karin.
Gustavo afirma que a qualidade superior e o enfrentamento do mercado inundado por gigantes do setor, nacional e internacional, só são possíveis por mérito de um time comprometido com o trabalho. “O nosso mestre-cervejeiro tem mais de 30 anos de experiência, é formado na melhor e mais antiga escola da área na Alemanha. O cervejeiro prático cursou gastronomia, é beer sommelier formado no Senac de Vassouras (RJ). No geral, toda a equipe é comprometida em termos de criar produtos diferenciados. Fazer cerveja com qualidade para nós é mais do que um grande desafio: é umaobsessão”, afirma Gustavo.
A Leuven pode ser encontrada em bares e casas especializadas em cerveja. A fábrica tem loja própria para venda de garrafas, barris e kits de cerveja. A cervejaria fica na rua São Francisco de Assis, 1.321, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 9h às 13h. O telefone para contato e encomenda de chope é (19) 3422-1802.
MESTRE-CERVEJEIRO.COM
Uma boutique de cervejas de tirar o fôlego dos beer lovers. A Mestre-Cervejeiro.com é uma loja especializada em todo o universo da bebida mais amada pelos brasileiros. Alexandre Spruck, proprietário da loja local da rede, é beer sommelier pelo Senac-Doemens. A unidade de Piracicaba é a mais antiga da franquia que nasceu em Curitiba (PR). Entre os 250 rótulos de cervejas artesanais nacionais e importadas há souvenirs e kits para presentes, de vestuário a decoração, além de livros sobre o assunto e cosméticos. Completa, a Mestre- cervejeiro.com ainda tem uma programação de workshops sobre cerveja para iniciantes, e temáticos que conciliam a bebida com charutos ou queijos.
“Mesmo num contexto de crise econômica, o mercado de cervejas artesanais continua em crescimento. Entre 2014 e 2015, a rede cresceu 407%, encerrando o ano com 37 lojas em 34 cidades do país e faturamento próximo a R$ 7 milhões. E não para por aí. A previsão é terminar 2016 com 85 unidades abertas, um incremento de 129%, e faturamento 269% maior. Não se trata de moda. Cada vez mais o consumidor de cervejas vem tomando conhecimento da diversidade", explica Spruck, contando que a marca se prepara para entrar no comércio exterior e garimpar preciosidades para as unidades no Brasil.
Às sextas-feiras, rola aquele som, rock, jazz, MPB e pop, e uma vez ao mês, tem o Sábado do Vinil e Cerveja, quando a casa convida os clientes a trazerem seus LPs em troca de chope.
Você pode conferir a loja de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h e, aos sábados, das 10h às 20h. Na web, www.mestre-cervejeiro.com, no Facebook/LojaMestreCervejeiroPiracicaba e, no Instagram, @mc_piracicaba. O telefone é (19) 3432-1728. O Mestre-Cervejeiro.com está na Galeria Dona Eugênia (rua Dona Eugênia, 402, loja 01, bairro São Dimas).
ARMAZÉM XV
O Armazém XV é o refúgio para os aficcionados por cerveja. A loja anexa disponibiliza 70 rótulos de cervejas especiais, de artesanais a importadas. Nas torneiras de chope é possível degustar produtos das microcervejarias locais, como Dama Bier, Leuven, Cevada Pura e A Tutta Birra. Para completar, neste segundo semestre, o Armazém XV inaugura sua nova sala de aula para curso de cerveja de panela ministrado pelo bier sommelier Thomaz Niquito, do Instituto Brasileiro de Cerveja.
“Já promovemos alguns cursos, mas para este teremos uma infraestrutura nova, que atenda a um dia inteiro de aula, começando às 9h com previsão de término às 20h. Niquito apresentará a história, teoria, incluindo fermentação e aromatização, técnicas e também higiene. Como a cerveja não fica pronta no mesmo dia (o processo dura um mês), os participantes terão direito a voltar para beber a cerveja feita na aula”, explica Bruno Jacon, um dos proprietários do Armazém XV. A casa também se prepara para comercializar sua própria marca de cerveja artesanal em 2017.
O Armazém XV está aberto às terças, das 15h às 18h; de quarta a sexta-feira, das 15h até o último cliente e, aos sábados, a partir das 19h também sem hora para encerrar. Fecha para o público aos domingos e segundas-feiras, dias reservados para eventos específicos. Fica na avenida Dois Córregos, 1.650. Facebook e Instagram /armazemxv. Telefone (19) 2534-0669.
ANXIETA
Num clima vintage, um serviço de chope em uma Kombi personalizada. Matheus Anxieta uniu o conceito de food truck com seu know-how em cerveja e eventos para criar, em meados de 2015, o Anxieta Beer Kombi. Formado em ciências dos alimentos pela Esalq, gastronomia pelo Senac de Águas de São Pedro e bier sommelier pelo Instituto da Cerveja Brasil, ele mesmo projetou e instalou em dois meses o sistema de refrigeração dentro de uma Kombi flex modelo 2009. Com serpentinas individuais de 50 metros para cada uma das quatro torneiras, o empresário uniu a paixão por carros e cerveja.
A Kombi foi pintada com tinta de lousa e, a cada evento, de casamento a formatura, fica com uma cara nova com a arte do amigo Diógenes Moura. O contratante do serviço escolhe o tipo de chope e ganha de brinde o serviço especializado e uniformizado de Anxieta, que já trabalhou na cervejaria Leuven e em coquetelaria.
“Comigo não tem desperdício. Como sou eu que sirvo os copos, em três dias de festa perco apenas 100 ml de chope. Também faço o que chamo de educação cervejeira, explicando sobre os tipos de chope e trocando experiências para abrir paladares”, explica Matheus, que também fabrica diversos tipos de cerveja artesanal.
Sem limites de quilometragem, Anxieta já foi com sua Kombi para Minas Gerais e Goiás com 500 litros de chope, volume suficiente para uma festa com 800 pessoas – dependendo do número de convidados, o custo por pessoa varia entre R$ 7 e R$ 30. Para contatar o Anxieta Beer Kombi, o telefone é (19) 98160-4745 - Facebook/anxietabeerkombi e Instagram @anxietabeerkombi
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