Perspectivas - Mercado em transformação
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 26ª Edição | Agosto | 2016
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Prestigiado profissional do design e do marketing, Salvio Cuccolo comanda, há 26 anos, a Senha Assessoria de Comunicação, uma das mais conceituadas empresas do setor na região. Ele fala dos desafios para se manter atuante num mercado em plena transformação.
Bruno Chamochumbi - O mercado de comunicação está mudando de forma rápida. Você está há 26 anos nesta área como empresário. Qual o segredo dessa longevidade?
Salvio Cuccolo - Para existir e sobreviver com consistência nesse mercado é preciso contar com dois tipos de competência. Uma delas é a competência dos realizadores, focada na objetividade, técnica, operacionalização de processos, utilizada na capacidade de fazer, realizar, produzir, na busca por eficiência e tecnologia. A outra é a competência dos relacionadores. Subjetiva, relacional ou politica, responsável por estabelecer conexões humanas a aprofundar contatos. A primeira exige know-how, a segunda estimula o know-who. Não há nenhum julgamento qualitativo de qual dessas competências é melhor. As duas são importantes. Mas, se uma organização estimula mais a competência subjetiva e gera toda uma cadeia de valorização e ascensão profissional baseada na capacidade política e relacional – onde é mais importante reportar que resolver – cria um clima inóspito para os que fazem, criam e realizam e os incentiva a deixá-la. Nestes últimos 26 anos, levei a vida em função de um provérbio japonês de que gosto muito: “Treine enquanto a maioria dorme, estude enquanto se divertem, invista em si e foque-se enquanto os outros descansam, e então, viva o que eles sonham”. Ainda assim a sorte tem que estar ao seu lado.
O que mudou nas agências de propaganda na última década?
Vou apontar a visão relativa à minha empresa e às mudanças que vejo no mundo corporativo e nos hábitos do consumidor de um modo geral. Nos últimos anos, os consumidores estão muito mais informados, exigentes, apressados e mais inseguros, pois não há relação na tomada de decisões com base no que se fazia antigamente. Assim, aprimoramos o nosso DNA, que sempre foi de consultoria, no sentido de oferecer gestão de comunicação, ou seja, implantar cultura de comunicação na organização. Nosso maior desafio é traçar estratégias para criar de dentro para fora a percepção de valor das empresas. Muitos nem sabem o que é, mas está lá. Tem que ser trabalhada, com alta capacidade de adaptação a mudanças. O modelo de negócio hoje está em sermos agentes de mudança, valendo-nos de toda a tecnologia disponível e know-how adquirido para oferecer ferramentas e diagnósticos de inovação por meio de soluções que façam nossos clientes, produtos e serviços se destacar e se manter sempre em um nível relevante de importância.
Quais são os desafios de trabalhar com marketing em Piracicaba?
Piracicaba mudou muito. Temos um mercado profissionalizado com muita iniciativa e players de todos os segmentos em busca de crescimento e liderança em seus mercados de atuação. É uma cidade de empreendedores, trabalhadores incansáveis, que já entenderam a força do marketing e da importância de um processo orgânico de comunicação bem implantado. O desafio não é local, mas global. Temos que ficar de olho no mundo, na tecnologia, no futuro, e aplicar os conhecimentos adquiridos.
Bruno Chamochumbi
bruno@revistatutti.com.br
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