Como está sua autoestima?
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 26ª Edição | Agosto | 2016
Compartilhe:
Por Elaine Curiacos
Você sabia que sua autoestima move sua vida? Já se perguntou como está sua autoestima? Na verdade, a autoestima é o que acha de você mesmo, é uma avaliação que fazemos de nós mesmos, podendo ser negativa ou positiva em algum grau. Dela dependem suas escolhas, atitudes e, especialmente, os resultados do que é a sua vida hoje. Bastante complexa, deve ser olhada com carinho e mudada quando não for boa.
Imagine que se você não se valoriza, vai atrair para sua vida apenas pessoas e situações que desvalorizam você. Tudo é energia, e atraímos pessoas e situações de acordo com o que achamos de nós mesmos e, principalmente, de acordo com o merecimento que nos permitimos ter.
A autoestima se forma na infância, quando os modelos de adulto que tem vão ajudando você a desenhar a sua autoimagem. Se foi muito criticado, sempre vivendo na comparação, vai desenvolvendo uma baixa autoestima ou sem estima por si mesmo, por isso faz escolhas ruins para si. Nos relacionamentos amorosos, se envolve com pessoas que o tratam mal ou que
não estão disponíveis. Nas relações pessoais, busca amigos que não agregam nada e somente ‘sugam’. No campo profissional, não consegue evoluir. Ao primeiro obstáculo, já desiste. Entra em um processo constante de autossabotagem.
A baixa autoestima vai gerar apatia, culpa, vergonha, levando a pouca luz interna. A pessoa vai ficando apagada e entra em um processo de eliminação. Sabe quando se torna invisível? Aprender a olhar para o que tem de belo na vida e nas pessoas e, principalmente, em si mesmo, desenvolve na criança uma boa autoestima Afinal o que pensa sobre você? Temos também a falsa autoestima elevada. A pessoa só se sente importante quando tem determinado objeto ou está próximo daquela pessoa importante. Já percebeu que toda vez que se compara vai buscar o que o outro tem de melhor e o que você tem de pior?
Quem tem autoestima equilibrada diz: “eu sou bom o bastante para experimentar o melhor , eu mereço isso!” Corre atrás de seus sonhos. Faz escolhas conscientes e assume a responsabilidade por essas escolhas. Não reclama, é grato e faz, independente do resultado, pois tudo é uma grande experiência! Ou ganha ou aprende!
Somos diferentes e ser diferente não é nem melhor, nem pior, mas apenas diferente. Aceite-se como é, afinal somos únicos! Ter autoestima equilibrada ou elevada é se conhecer, entender como você funciona e, principalmente, prestar atenção no que pensa, sente e fala sobre você mesmo. Mas, o mais importante é perceber que é capaz de mudar tudo: só depende de você. Afinal o que vem atraindo para sua vida tem agradado você?
Elaine Curiacos é terapeuta e sócia da Trisize
elainecuriacos@terra.com.br
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas