Perspectivas - Mulher ‘maravilha’
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 27ª Edição | Novembro | 2016
Compartilhe:
Foto: Antonio Trivelin
Ela é uma prestigiada protética formada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com especialização em Madri. Formada há 21 anos, Adriana Tayar (a Dri, como é chamada pelos amigos) agora se dedica com afinco à carreira acadêmica, ministrando cursos de prótese ortodôntica em Portugal e Espanha. Há três anos, criou com o apoio de amigos e parceiros o grupo Heróis na Luta Contra o Câncer Infantil, uma equipe de voluntários que se vestem de super-heróis e se dedicam a levar alegria e diversão a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. No grupo, Dri é a personagem Mulher Maravilha e, qualquer semelhança não é mera coincidência. Para esta coluna, ela fala do difícil exercício da liderança. Sou fã!
Bruno Chamochumbi - Como você se definiria na prática da sua profissão?
Adriana Tayar - Me definiria como uma profissional dedicada e persistente. Não é fácil, e nem rápido, conseguirmos nos realizar profissionalmente. Foram 21 anos buscando aperfeiçoamento, estudando muito e acreditando que era capaz! E hoje posso dizer que sou uma profissional realizada e reconhecida. Sou grata, principalmente, à doutora Líbia Maria Duarte, que sempre me incentivou e acreditou no meu trabalho.
Você criou o grupo de voluntários Heróis na Luta Contra o Câncer Infantil. Na sua opinião, liderança é algo que se aprende ou já se nasce com ela?
Acho que liderança é estar junto ao seu grupo. Não existe líder se ele não souber estar no lugar do seu grupo e junto a ele. Liderança é pegar nas mãos, é saber dar o exemplo, é acolher, é saber assumir erros, é estar pronta pra enfrentar tudo em nome de um grupo. É acreditar em uma ideia e colocá-la em prática, sem medo, independente dos resultados. E isso tudo se aprende, ao longo da vida. Não adianta nascer com a vontade, sem saber colocá-la em prática. Liderança é um exercício diário de amor e certeza em um objetivo, seja ele qual for.
Para você, quais são os grandes desafios dos líderes?
Saber lidar com cada pessoa. Saber respeitar suas individualidades e necessidades. O grande desafio é saber tratar as pessoas individualmente. Acolher cada diferença e colocá-la em um grupo. Fazer peças diferentes de um quebra-cabeça se unirem e formarem uma linda e perfeita imagem.
Bruno Chamochumbi
bruno@revistatutti.com.br
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas