7 dicas pra cuidar do seu jardim no Inverno | Paisagismo
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 28ª Edição | Maio | 2017
Compartilhe:
O friozinho está chegando e este é um período em que as plantas necessitam de um pouco mais de atenção. Durante o Inverno, o metabolismo das plantas desacelera. Elas diminuem o processo de desenvolvimento e floração para acumular energias e nutrientes para florescerem lindas na Primavera e Verão. Isso faz com que elas fiquem mais frágeis neste período. Porém, com os cuidados adequados, é possível deixar seu jardim bonito mesmo no Inverno.
Confira as 7 dicas da arquiteta e paisagista Cibele Zanforlim, da Raízes Paisagismo:
1 - Regas - Não deixe de regar suas plantas, mas não faça isso em excesso. Prefira regar sempre pela manhã, assim, as plantas conseguem suportar as intempéries dos dias de Inverno com mais conforto. Não encharque o solo. Isso evita os fungos, mais comuns nessa época, que podem causar apodrecimento das raízes.
2 - Aeração do solo - Mexa na terra para aumentar sua oxigenação. A dica vale para vasos, canteiros e áreas de fácil manejo. Isso aumenta a oxigenação do solo, permitindo que a raízes fiquem mais saudáveis.
3 - Adubação - As plantas podem ser adubadas nesse período, mas a melhor opção são os produtos orgânicos como o substrato (composto natural com os principais nutrientes necessários para o solo como fósforo, potássio e cálcio), húmus de minhoca e até mesmo esterco bovino. Os adubos orgânicos precisam de mais tempo para agir, mas eles auxiliam a retenção de água, o desenvolvimento das raízes e dos seres microscópicos necessários para a saúde do solo.
4 - Limpeza - Sempre que puder, retire as folhas mortas e galhos secos e quebrados. Esses elementos prejudicam o desenvolvimento das plantas se ultrapassarem seu tempo de vida.
5 - Podas - Evite podar as espécies que florescem no Inverno para, assim, não atrapalhar a vinda de folhas novas. As plantas estão em um período de retenção, portanto devem-se evitar podas drásticas.
6 - Adaptação - A maioria das plantas se adapta ao Inverno do nosso país. Plantas tropicais precisam de proteção especial no Inverno. Em noites muito frias, com risco de geadas, é indicado cobri-las com plásticos ou tecidos de TNT. Essa recomendação também é indicada para hortaliças e flores.
7 - Grama - Ao cortar a grama, retire com vassouras apropriadas os restos da poda para que esta área possa ‘respirar’ melhor. Esses resíduos, se deixados sobre o gramado, umedecem e podem ser hospedeiros de fungos que irão causar apodrecimento do gramado. Faça a cobertura da grama. Espalhe uma camada simples de terra enriquecida de substrato (pouco menos de 1cm) sobre o gramado e o regue normalmente. Esta medida ativa sua energia e deixa sua cor mais viva, assim você não terá um gramado com aspecto de queimado, mas evite que haja pisoteio na grama. O gramado precisa ter a menor movimentação principalmente nos primeiros 15 dias após essa ação para não se compactar e dificultar ainda mais o seu crescimento.
Raízes Paisagismo - rua Carlos de Campos, 189, São Judas,
Piracicaba (SP) - Cel/Whastapp (19) 98838 3848
Email: raizespaisagismo@hotmail.com
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas