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Cachaça em alta | Vida & Estilo

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 28ª Edição | Maio | 2017
Foto: Cristiane Bonin

Bebida conquista uma legião apreciadores e ocupa espaços cada vez mais nobres no mercado

 
Aos 500 anos de idade, a cachaça vem conquistando consumidores no Brasil e no mundo. Entre janeiro e fevereiro deste ano, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) registrou a exportação de US$ 1,22 milhão, contra US$ 830 mil vendidos no acumulado dos mesmos meses de 2016, um crescimento de quase 50%. Uma boa notícia já que, conforme dados do Euromonitor publicados pelo jornal Folha de São Paulo, o país fabrica 800 milhões de litros por ano e exporta menos de 2% de sua produção.
 
Mas, dentro de casa a ‘branquinha’ é muito bem-vinda! O destilado tipicamente brasileiro é a segunda bebida nacionalmente mais consumida, perde apenas para a cerveja. E o estigma da bebida ficou no passado. Segundo perfil do mercado levantado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o setor tem se revolucionado a partir dos investimentos em marketing e na diversificação da produção, chegando aos rótulos premium.
 
O resultado é que hoje a cachaça pode ser encontrada nos mais diversos tipos de bares, restaurantes, hotéis e casas noturnas de todo o país, inclusive nos ambientes mais refinados, como confrarias. Acompanhe agora com a Tutti como degustar a bebida em Piracicaba.
 
TRADIÇÃO
É impossível falar em cachaça sem lembrar a maior rede da bebida especializada no destilado, a Água Doce Cachaçaria, um fenômeno do franchising brasileiro que uniu a perfeição na seleção da carta de cachaça com a culinária nacional. E Piracicaba, como genuína representante do interior paulista, não podia ficar de fora. Desde 2001, a unidade local é um fiel modelo da marca e oferece 100 rótulos da bebida, além dos coquetéis e batidas.
 
Servidas em dose, as destiladas mais procuradas são as de amburana e de carvalho. “As de carvalho são as mais apreciadas por seu sabor suave. O público mais jovem gosta das mais doces, como a coquinho,mel amburana e canelinha. A variedade é grande e tem para todos os gostos”, conta o proprietário da Água Doce em Piracicaba, Antonio Carlos Schievano Junior.
 
Ao longo dos anos, a qualidade se mantém na cachaçaria, mas seu público mudou. No início, quando a casa foi inaugurada, era muito frequentada pelos jovens. Agora, quem vai ao restaurante especializado na cachaça são adultos, em casais ou com suas famílias. “Apesar de não vendermos o litro, o nosso público é como um clube de uísque. Nossos clientes amadureceram e são degustadores. Posso dizer que esta é a forma ideal de consumir a bebida”.
 
A culinária é a companheira indispensável da bebida. Porções fartas e alimentos frescos são um padrão da casa, que serve receitas tradicionais como escondidinho, feijão tropeiro e o arroz carreteiro, mas também parmegianas e filé mignon. A superioridade do restaurante tem a chancela do prêmio concedido pela Associação Brasileira de Franchising como uma das melhores redes de alimentação do país.
 
A boa música também tem um espaço especial na Água Doce de Piracicaba. Separada do restaurante, há uma área específica para shows, incluindo palco e sistema de som. “As duas áreas, palco e restaurante, ficam em lados opostos da casa, garantindo a tranquilidade de quem veio para sentar-se à mesa”, destaca Schievano Junior. Os shows acontecem de quinta-feira a sábado, e apresentam os estilos sertanejo, pop rock e samba, além dos divertidos stand up comedy.
 
A casa funciona das 17h à meia-noite, de terça à quinta-feira, e até a 1h da madrugada às sextas. Aos sábados, das 18h e segue até 1h da madrugada. No domingo, a Água Doce abre exclusivamente para o almoço à la carte, das 11h às 15h.
 
PERSONALIZADA
A existência de um personal cachacier comprova todo potencial que a bebida pode revelar ao paladar e surpresas quanto aos seus inúmeros sabores. Elen Lopretti é uma destas profissionais, fundadora do primeiro escritório na região focado 100% em serviços e produtos voltados para cachaça. Graduada em produção sucroalcooleira e aluna de uma disciplina específica e de alta complexidade sobre o assunto, Elen concluiu seu curso com uma tese sobre a qualidade do destilado
e, na sequência, se especializou como sommelier de cachaça, em Minas Gerais.
 
Com técnica e conhecimento, ela é capaz de manipular a fórmula da bebida com um blend específico para cada cliente a partir de uma cachaça envelhecida. “Se ele for um consumidor de uísque, por exemplo, sei qual tipo de madeira incluir na bebida. É uma cachaça totalmente personalizada, com rótulo próprio e registro da formulação. No caso de futuros pedidos, tenho todas as informações cruzadas da bebida com o nome do cliente”, conta Elen, que investiga o paladar de cada cliente para chegar a uma fórmula ideal.
 
No setor de serviços, a personal cachacier promove workshops de caipirinhas e demais drinks para bares e restaurantes e cria sugestões para a carta de cachaça conforme o cardápio servido no local. “Antigamente, a cachaça era exclusivamente consumida como pinga, em shots. Há cerca de quatro anos, o interesse pelo consumo cresceu bem como o número de profissionais envolvidos no segmento”.
 
A procura em alta pela bebida tem motivo no aumento da qualidade e na organização do setor, como a formação da Confraria Paulista de Cachaça . “O nível de profissionalismo tem conquistado a todos, principalmente o público com mais de 25 anos de idade”, comenta Elen.

Água Doce Cachaçaria – avenida Dona Lídia, 40, Vila Rezende, Piracicaba (SP)
(19) 3413-6040
Facebook /AguaDocePiracicaba
Instagram @aguadocepiracicaba
 
Elen Lopretti Personal Cachacier – rua Dona Santina, 66, Vila Rezende, Piracicaba (SP)
(19) 99434 3767
Facebook /personalcachacier
Instagram @personalcachacier

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