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Saúde no prato | Especial Ser Saudável

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 30ª Edição | Dezembro | 2017
Foto: Felipe Valim e Guilherme MIranda

Por Cristiane Sanches

 
Cada dia mais presente na mesa do brasileiro, a alimentação saudável, natural e sem conservantes está em alta; em Piracicaba, as opções se multiplicam
 
A alimentação saudável é um mercado bilionário e em franca expansão. Só no Brasil, estima-se que este mercado tenha potencial de $ 40 bilhões, segundo dados
do Instituto Euromonitor. Alimentos funcionais, orgânicos e sem modificações genéticas estão incluídos nesta área. De olho em todo este potencial, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em parceria com o Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos), desenvolveu um estudo denominado Brasil Food Trends 2020, em que aponta as tendências do mercado de alimentação até o ano 2020, entre elas a saudabilidade e bem-estar. Neste caso, segundo o estudo, as tendências surgem de fatores como o envelhecimento das populações, as descobertas científicas que vinculam determinadas dietas às doenças, bem como a renda e a vida nas grandes cidades, influenciando a busca por um estilo de vida saudável.
 
Em Piracicaba, a expansão do mercado de alimentos saudáveis tem sido expressiva nos últimos anos, embora haja empresas veteranas neste segmento às quais se somam novas e variadas opções para quem decidiu mudar os hábitos alimentares, tornando-se mais exigente com aquilo que coloca no próprio prato.
 
Para você que anda pensando em melhorar a qualidade da alimentação ou ampliar as opções, a Revista Tutti tem dicas valiosas a dar.
 

EMPORIUM ALIMENTE
Entre os mais de 2.000 itens disponíveis aos clientes na loja, as saborosas refeições prontas congeladas estão entre os destaques do Emporium Alimente Produtos Saudáveis e Vegetarianos, que completa uma década de atividades em Piracicaba. A loja dirigida por Eduardo Buriola e Evandro Prati ganhou fama pela qualidade de seus produtos e, há um ano, triplicou de tamanho, oferecendo maior comodidade em seus 130 metros quadrados, além de uma grande variedade de produtos aos seus clientes. “São mais de 70 opções de pratos congelados, a maioria deles produzida por uma fábrica parceira”, destaca. O prato mais vendido, segundo ele, é o Quibe Delícia, feito com proteína de soja e recheado com requeijão.
 
Além de auxiliar o cliente que deseja uma alimentação mais saudável, o Emporium Alimente também tem como foco atender às necessidades dos consumidores
que apresentam restrições à ingestão de glúten, lactose e açúcar por questões de saúde. “O Empórium Alimente proporciona praticidade e conveniência. Ninguém tem muito tempo disponível hoje em dia para cuidar da própria alimentação. Queremos auxiliar nossos clientes em sua rotina saudável”, comenta, destacando que o atendimento segue a linha da consultoria. “Procuramos orientar nossos clientes nas suas escolhas”, diz Eduardo.
 
No espaço amplo com estacionamento próprio, localizado no Verano Mall, bem no centro da cidade, há uma infinidade de opções saudáveis para alimentação. De
chás a suplementos alimentares, de produtos sem glúten a alimentos integrais e fitness, castanhas e sementes da melhor qualidade já embaladas, entre centenas de outros itens.
 
O Emporium Alimente mantém parceria com nutricionistas, educadores físicos, médicos e demais profissionais da área da saúde. No próximo ano, a empresa lança um cartão fidelidade para proporcionar descontos aos clientes.
 
Avenida Armando de Salles Oliveira, 1455 – Centro – Piracicaba
(SP) (19) 3434-1895 – Facebook.com/EmporiumAlimente
Instagram: @emporiumalimente
www.emporiumalimente.com.br
 
 
RANCHO ORGÂNICO
Alimentos orgânicos eram ainda um assunto restrito a especialistas e a um seleto grupo de consumidores quando a economista Lucy Maria Gallina abriu, em 1998, em Piracicaba, o Rancho Orgânico. De lá para cá, a empresária consolidou seu nome como referência neste segmento e, o que começou como uma singela horta,
tornou-se uma loja completa não só no fornecimento de alimentos orgânicos, mas naturais e saudáveis de modo geral.
 
Além de ser uma criteriosa curadora na hora de selecionar os produtos que disponibiliza aos clientes, Lucy é também produtora de orgânicos. “Tenho uma pequena propriedade onde plantamos verduras, legumes e leguminosas. Toda a produção abastece o Rancho Orgânico”, explica. O desenvolvimento de seus fornecedores também faz parte de suas práticas na condução da loja. “Gosto de visitar meus fornecedores, de conhecer sua propriedade, a qualidade do solo, saber de suas dificuldades e potencial etc. Isso é importante para garantirmos a qualidade dos nossos produtos”, salienta.
 
Outro diferencial do Rancho Orgânico está no atendimento aos clientes que, mais do que simples informações, recebem uma verdadeira consultoria dada pela própria Lucy.
 
A variedade de produtos na loja surpreende. Além dos vegetais orgânicos frescos, o consumidor encontra grãos, farinhas orgânicas diversas; alimentos sem açúcar, sem glúten e sem lactose; melado, azeites e vinagres orgânicos de primeira qualidade, aceto balsâmico, shoyu, leites vegetais, chás, sucos orgânicos, molhos de tomate, café orgânico moído na hora, achocolatados, stevia orgânica, livros sobre alimentação, laticínios diversos, carnes orgânicas, congelados e mais centenas de outros itens. “A novidade agora são os sorvetes e os produtos de beleza orgânicos que trouxemos para nossos clientes”, conta Lucy, lembrando que o Rancho Orgânico faz entregas em domicílio.
 
Rua Santa Cruz, 557 – Bairro Alto – Piracicaba (SP)
(19) 2532-0828 – 2532-0727
Whatsapp (pedidos) – (19) 99670-7703
Facebook.com/ranchoorganicopiracicaba
Instagram: @rancho_organico - www.ranchoorganico.com.br
 

MUNDO VERDE
Vida saudável e sustentabilidade formam o propósito da Mundo Verde, a maior rede de lojas de produtos naturais, orgânicos e de bem-estar da América Latina, que comemora 30 anos de fundação, em 2017. Das mais de 400 unidades distribuídas pelo Brasil, três estão em Piracicaba: uma no Bairro Alto, bem próxima à Santa Casa de Misericórdia; uma no Shopping Piracicaba; e a terceira no Jardim Petrópolis, próxima ao Hospital Unimed.
 
“Além de oferecer mais de 30 mil itens, com variações de unidade para unidade, a Mundo Verde traz como diferencial a criteriosa capacitação de seus franqueados
e permanente atualização por meio da Universidade Mundo Verde, que oferece cursos de gestão e capacitação”, conta Tatiana Aroni, proprietária da loja da avenida Independência e a primeira a trazer a marca para a cidade, em 2012. Segundo ela, isso resulta no atendimento personalizado que é destaque da marca.
 
Outro ponto enfatizado por Daniela Naidelice Rodrigues, proprietária da loja localizada no shopping, é o Alô Nutricionista. “Os clientes podem tirar dúvidas e obter informações com profissionais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, por meio do telefone 0800-022-2528 ou do site www.mundoverde.com.br”, explica.
 
Blog, e-books, aplicativo e mais uma infinidade de ferramentas tornam a Mundo Verde uma marca orientada para a produção de conteúdo relevante e informações
para seus clientes. “Em nosso site, por exemplo, pode ser encontrada a maior variedade de receitas saudáveis”, salienta Cristina Machado que, ao lado do marido Amaury Machado, dirige a unidade localizada no Jardim Petrópolis.
 
A Mundo Verde tem em seu variado mix de produtos, alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, funcionais sem glúten e sem lactose), refeições congeladas, complementos alimentares e suplementos para atletas. A novidade fica por conta da marca própria Elixir, lançada recentemente, com produtos nas linhas de antioxidantes, beleza, saúde feminina, controle de peso, digestão e saúde óssea.
 
Avenida Independência, 1146, loja 5 – (19) 2533-0513
Instagram: @mundoverdepiracicaba

Avenida Limeira, 722 – Loja 253 - L2 - (19) 3412-5507
Instagram: @mundoverdeshoppingpiracicaba
 
Avenida Antonio Pazzinatto Sturion, 174 – (19) 3426-1160
www.mundoverde.com.br
 
 
SEIVA VIVA
É no pomar que tem em casa, na Vila Monteiro, que Denise Pagliarini Nisi colhe boa parte das frutas que usa para fazer todos os dias geleias deliciosas, sem qualquer tipo de conservante, corante ou aditivo químico. “Além das frutas frescas, colhidas no pé, uso no preparo apenas açúcar cristal (orgânico ou convencional) e limão, que são conservantes naturais”, conta.
 
As geleias ganharam a marca Seiva Viva, mesmo nome da empresa de paisagismo do marido, Erwin Stein Ferreira. “É das árvores frutíferas da Seiva Viva, que estão em vasos no meu quintal, que eu colho parte das frutas para o preparo das geleias. O que não tem aqui, compro no mercado”, explica. Denise conta com uma variedade expressiva de frutas no pomar: amora, uva, pêssego, limão, laranja, tangerina, goiaba, entre tantas outras.
 
Nos potes de 180g, Denise oferece aos clientes delícias em forma de geleia de manga com maracujá, goiaba, morango, frutas vermelhas, jabuticaba, cebola roxa com cabernet, pimenta e o que mais a imaginação e a natureza permitirem. Cada pote custa R$ 12 e pode ser comprado pelo site www.seivaviva.com.br.
 
Denise construiu uma sólida carreira como secretária- executiva trilíngue, mas sempre manteve uma relação muito próxima com a cozinha. “Adoro cozinhar. Faço isso desde quando era criança”, afirma.
 
Quando deixou São Paulo em busca de melhor qualidade de vida no interior, Denise e o marido decidiram abrir um restaurante italiano em Capivari, onde moraram por pouco mais de dois anos. “Decidimos vir para Piracicaba por ser uma cidade maior e com mais oportunidades”, conta.
 
Sempre interessada na ‘alquimia’ das cozinhas, Denise fez vários cursos na área da gastronomia, entre eles de panificação e outro sobre geleias, pelas quais acabou se apaixonando. “Uma boa geleia não tem conservantes e sua textura é firme, mesmo sem aditivos químicos”, define. No momento, ela trabalha no desenvolvimento de receitas de geleias sem açúcar, focando o público fitness. Os produtos podem ser adquiridos por meio do site, telefone e whatsapp (confira abaixo).
 
Whatsapp: (19) 98768-9826 - (19) 2534-0549
Loja virtual: www.seivaviva.com.br
 
 
FRUTY DELIVERY
De olho num público preocupado em adotar ou manter uma alimentação saudável, mas com pouco tempo para cuidar disso, o casal Thaís e Fábio Mazero criou, há três anos e meio, um serviço de entrega de frutas descascadas e prontinhas para serem consumidas. “Meu marido havia sido demitido da montadora onde trabalhava e decidimos abrir um negócio próprio. Mas queríamos algo que não existisse na cidade, que fosse inovador”, lembra Thaís. Segundo ela, a ideia veio ao assistir a uma reportagem na TV sobre um serviço de delivery de frutas prontas para consumo existente em Brasília.
 
No início, tudo era feito no apartamento do casal. “Eu preparava os kits, que eram compostos por duas frutas picadas, mel e granola. O Fábio fazia as entregas”, conta Thaís. O sucesso foi imediato e logo o casal procurou a orientação técnica de uma nutricionista, que mudou o cardápio. “Passamos a servir duas frutas acompanhadas de sementes como chia, girassol, linhaça etc”, explica Thaís.
 
Hoje, a Fruty Delivery tem um portfólio mais amplo. Além das frutas picadas com sementes em potes de 250 ml, há também o açaí e a novidade mais recente que são os sucos funcionais.
 
Para quem quer saborear frutas de segunda a sexta-feira, recebe cinco potes de uma só vez, contendo duas frutas diferentes picadas, acompanhadas de sementes (que podem ser de chia, girassol, gergelim, linhaça marrom e linhaça dourada).
 
O açaí é servido em potes de 250, 380 ou 500 ml. O cliente pode escolher como acompanhamento leite condensado, leite Ninho, banana ou granola.
 
Os novos sucos funcionais da Fruty Delivery são o grande foco de atenção de Thaís e Fábio neste momento. As receitas desenvolvidas pela nutricionista Lucimeire Bombach Lara propõem auxiliar as pessoas com diversos problemas de saúde, que vão do enjoo das grávidas às pessoas com prisão de ventre. “O cliente que quiser consumir os sucos nos informa se está com algum problema de saúde. Levamos a informação até a nutricionista e ela faz a indicação da melhor receita”, explica Thaís. Sem conservantes de qualquer natureza, os sucos são produzidos, congelados e entregues às sextas-feiras.
 
A Fruty Delivery tem pacotes disponíveis a partir de R$ 25, inclusive descontos especiais para assinaturas mensais e grupos empresariais. “É importante dizer que
nós não vendemos milagre. Nós vendemos saúde. Nossos produtos são 100% naturais e tudo da melhor qualidade”, enfatiza Thaís, que conclui: “Somos gratos porque até aqui nos ajudou o Senhor Deus. Ele é o motivo de estarmos de pé”.
 
Fones (19) 99782-1699 (whatsapp) – (19) 3382-1699
frutydelivery@gmail.com – Facebook.com/frutydelivery
Instagram: @frutydelivery
 
 
FRUTAGURT
Os apreciadores do verdadeiro gelatto italiano têm endereço certo, em Piracicaba, para degustar a iguaria: a Frutagurt, que fica na avenida Carlos Botelho, 386, esquina com a rua Dona Eugênia. A empresa, criada por César Jorge, em 2010, nasceu no auge do frozen iogurte no Brasil, aquele sorvete à base de iogurte e com baixa caloria, sem qualquer traço de gordura trans ou hidrogenada. Hoje, a Frutagurt é a única da cidade a vender este produto, que tem seu público fiel.
 
Do frozen iogurte para o gelatto italiano foi uma questão de tempo. Hoje a Frutagurt é reconhecida pela qualidade de seus sorvetes artesanais, também livres de gorduras trans e hidrogenada. “A vantagem do gelatto é ter menos calorias que os sorvetes comuns, além de ter uma textura diferente, mais aveludada”, explica César. Ele conta que os produtos são tão frescos que permanecem apenas de dois a três dias nas vitrines.
 
Além do frozen iogurte oferecido em seis sabores e mais 50 itens entre frutas, caldas e cereais para acompanhar, a Frutagurt tem várias opções de gelatto com zero açúcar (adoçados com stevia ou sucralose), stecco (sorvete italiano no palito) e os famosos gelattos.
 
Com capacidade para atender até 200 pessoas sentadas (boa parte à sombra de lindas jaboticabeiras), em ambiente climatizado, estacionamento próprio e muito
conforto, a Frutagurt tem um mix de produtos que vai além. “Temos açaí da melhor qualidade, café italiano (Illy), sanduíches no pão ciabatta, capuccino e smooths (sucos com iogurte). O cliente também pode apreciar uma salada feita com frutas escolhidas por ele e preparada na hora, numa porção com 300g”, descreve César.
 
A grande novidade são os sucos especiais que estão sendo servidos e preparados com frutas escolhidas pelo cliente, que pode adicionar água, leite ou iogurte ao preparado. “Nosso objetivo é que, em breve, estejamos com a casa de sucos em operação. Ela vai funcionar no endereço da Frutagurt na avenida Saldanha Marinho, 2015”, afirma César. A Frutagurt atende todos os dias, das 12h às 23h30. Às sextas e sábados, das 12h à 1h30.
 
Avenida Carlos Botelho, 386 – Piracicaba (SP) – (19) 3371-7909
Facebook.com/FrutaGurt – Instagram: @frutagurt
 
 
CASA DE CARNES MARCOS ZAMBRETTI
A alimentação saudável é possível, sim, para quem come carne. Não é preciso ser especialista em nutrição para saber que a carne tem nutrientes importantes para o desenvolvimento e a saúde do ser humano. E isso fica mais evidente quando entramos na Casa de Carnes Marcos Zambretti.
 
Açougueiro desde os 12 anos de idade, com experiência adquirida em estabelecimentos conceituados da cidade, onde trabalhou por 32 anos, Marcos abriu seu próprio negócio no início de 2017 com uma ideia fixa: prestar o melhor atendimento e oferecer a melhor qualidade para seus clientes.
 
Quem chega na casa de carnes, pela primeira vez, recebe uma verdadeira aula sobre como são preparadas as carnes vendidas ali. “Eu uso apenas tempero natural. Não utilizo absolutamente nada de conservantes e aditivos químicos”, destaca. Há mais de 35 opções de carnes semiprontas e o carro-chefe são os 12 tipos de linguiças recheadas que ele mesmo faz. “São linguiças frescas, embaladas a vácuo e congeladas, já que não têm conservantes”, explica Marcos, completando que produz, inclusive, linguiça de tilápia e de carneiro também.
 
Os hambúrgueres são outra atração à parte na casa de carnes. Marcos os prepara com carne de costela. Há as versões recheadas com tomate-seco e queijo, e com rúcula e tomate-seco. “Temos também o hambúrguer de frango light”, enfatiza. “E é importante dizer que no preparo do hambúrguer eu não uso soja e nem qualquer tipo de carboidrato. É só carne, sal e recheios”.
 
A lista de semiprontos é longa: destaque para o medalhão de mignon suíno com bacon, filés empanados de frango e de carne bovina, rocambole de franco com brócolis, quibe recheado com catupiry, bandeja de mini-hambúrgueres, entre tantas outras opções.
 
“Aos sábados, o cliente pode escolher e encomendar uma de nossas carnes para assar e para consumir no domingo. Não cobramos o serviço, apenas o preço da carne na etiqueta”, explica Marcos. Aos domingos, que quiser comer joelho de porco, pernil ou costelinha suína assada, é só passar pela casa de carnes.
 
O serviço de delivery funciona no mesmo horário da casa, exceto aos domingos: de segunda a sexta, das 7h às 19h; sábados, das 7h às 18h, e domingos das 7h às 12h30.
 
Rua Santa Cruz, 1583 – Bairro Alto – Piracicaba (SP)
Whatsapp: (19) 99707-9227 – (19) 3375-3411
Facebook.com/Casa de Carnes Marcos Zambretti
 
PAPA RICA
Depois de quase 20 anos de sucesso em Limeira, a Papa Rica abriu as portas de sua primeira unidade franqueada, em Piracicaba, pelas mãos das empresárias Ana Lúcia Stockmann Cunha e Carina Malaguti Guerra. Desde outubro passado, a dupla é responsável por oferecer ao público piracicabano deliciosas refeições congeladas, preparadas com os melhores e mais frescos ingredientes, sem qualquer conservante ou aditivo químico.
 
“Nossos produtos atendem perfeitamente às necessidades de toda a família, dos bebês às pessoas idosas”, explica Ana Lúcia. Criada em 1998 para produzir alimentos infantis saudáveis, a Papa Rica ampliou seu portfólio de produtos há pouco mais de três anos, inserindo novas linhas de refeições e atendendo há um ano o mercado de adultos. “Além das sopinhas e papinhas de frutas para bebês, temos a linha Na Medida, com 12 opções de refeição, das quais cinco são vegetarianas, voltada para jovens e adultos. Neste caso, os grãos e massas usados nas receitas são integrais. Na linha Comidinhas, com porções menores para crianças e muito apreciada também por idosos, há 18 opções de pratos, todos muito saborosos e com receitas variadas”, explica Carina.
 
Praticidade e alimentação saudável estão na ordem do dia do consumidor moderno e se consolidam como tendência no mercado da alimentação. É exatamente este público que a Papa Rica procura atender. “Somos procurados, por exemplo, por mães que vão para a praia e querem garantir a alimentação de qualidade dos filhos pequenos. É muito prático ter a refeição pronta à mão”, destaca Ana Lúcia. Carina diz que a proposta da Papa Rica é fazer parte das refeições cotidianas das pessoas. “É para estar na mesa todos os dias, e não ser apenas um luxo”, completa.
 
Os preços praticados comprovam isso. As papas de frutas custam R$ 6; as papas salgadas com 150g e 300g têm preços entre R$ 7 e R$ 9; os pratos da linha Comidinhas custam de R$ 10 a R$ 12; e as refeições da linha Na Medida podem ser adquiridas a preços que vão de R$ 14 a R$ 16.
 
A nova loja, em Piracicaba, tem serviço de delivery no horário normal de funcionamento, e os pedidos podem ser feitos de segunda a sexta, das 9h às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h.
 
Rua Gomes Carneiro, 680, Centro – Piracicaba (SP)
(19) 3422-2048 – (19) 97153-2048 (WhatsApp)
piracicaba@paparica.com.br
www.paparica.com.br
 
 
QUINOA COMIDA SAUDÁVEL
Um pão sem glúten, fofinho, saboroso, que não esfarelasse ao mais leve toque e que fosse produzido de forma artesanal. Foi isso que motivou o economista Gustavo Camargo e a administradora de empresas Valdinete Camussi a criarem seu próprio negócio, após trabalharem por mais de uma década para grandes corporações nas áreas de logística, trading e finanças em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Atentos a este nicho de mercado crescente no Brasil, que consome alimentos sem glúten e produzidos de forma artesanal, os sócios criaram a Quinoa Comida Saudável, em 2015. “A primeira coisa em que pensei foi na marca. Contrateiuma profissional de marketing para desenvolver este trabalho”, lembra Gustavo, salientando que este foi um ponto de partida importante para a implantação e crescimento da empresa. O empresário destaca o quanto foi difícil o início do negócio. “Fizemos diversos cursos em São Paulo para entender essa difícil arte da panificação sem glúten”, comenta.
 
Alinhada às novas tendências do mercado, a empresa, que se orgulha em produzir de forma artesanal e de não utilizar conservantes em seu processo produtivo, aposta e acredita no conceito de produção local. “O público adepto a um estilo de vida mais saudável já sabe da importância em apoiar o produtor local, pois sabe que ele é capaz de oferecer produtos mais frescos e mais saudáveis quando comparados àqueles produzidos em escala industrial”, comenta Gustavo.
 
Em pouco mais de dois anos, a Quinoa hoje é uma referência na cidade em alimentos de panificação e confeitaria artesanal sem glúten e sem conservantes. “Temos uma linha de pão de forma com três sabores (leite de castanha, multigrãos e linhaça e quinoa)”, menciona Val, completando que a Quinoa vai lançar uma linha low carb composta de pão, bolo e granola. A empresa produz, ainda, granola gourmet, pasta de amendoim, pasta de castanha-de-cajú, manteiga clarificada (ghee), chips de coco e brownie com biomassa de banana verde.
 
Desde 11 de novembro passado, a Quinoa passou a funcionar em espaço próprio, sempre de terça a sexta-feira, das 13h às 19h; sábados, das 8h30 às 13h. "Nossos produtos podem ser consumidos por celíacos, intolerantes e alérgicos, uma vez que temos controle de toda a cadeia, desde a homologação de fornecedores de insumos até os testes laboratoriais dos nossos produtos”, explica Gustavo.
 
Rua Regente Feijó, 1450 – Whatsapp (19) 98807-0000
Facebook.com/quinoacomidasaudavel
Instagram: @quinoacomidasaudavel
pedidos@quinoacomidasaudavel.com
www.quinoacomidasaudavel.com
 
 

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