Chef traz novidades para 2018 | Tutti S.A
Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 30ª Edição | Dezembro | 2017
Compartilhe:
Piracicabano pretende fazer produção artesanal de defumados e embutidos e abrir restaurante sustentável
Após se formar em gastronomia pelo Senac de Águas de São Pedro, em 2012, e construir um currículo invejável para os seus 27 anos de idade, o piracicabano
Matheus Viccino Berto volta à sua terra-natal cheio de planos e disposto a dividir aos seus conterrâneos todo o know how que adquiriu trabalhando com chefs renomados e restaurantes estrelados pelo Brasil. Nesta lista, incluem-se o polêmico chef francês Erick Jacquin, de quem Matheus foi sous-chef no restaurante La Brasserie de La Mer; e os chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo, na famosa Casa de Eventos Manioca e Restaurante Maní, em São Paulo. Foi também chef e consultor no celebrado High Line, também na capital.
“Voltei para Piracicaba para estudar minhas origens tanto profissionais como alimentares, e decidido a investir na produção artesanal de defumados e embutidos”,
revela o chef, que investirá no mesmo negócio em Cuiabá (MT). Ele avalia que a região passa por um bom momento de desenvolvimento de ideias e cultura alimentar. “A grande onda gastronômica vem influenciando a população a procurar cada vez mais qualidade nos produtos, diminuindo o consumo de produtos extremamente processados ou industrializados”, avalia.
Mas os planos do jovem chef, que atualmente trabalha como consultor, inclusive na Região Centro-Oeste do país, não param por aí. No primeiro semestre do próximo ano, ele abre um bar-restaurante sustentável, especializado em comida regional brasileira, com foco na qualidade dos ingredientes, no preparo elaborado e no preço acessível e justo. “Acredito que a gastronomia no Brasil é como uma ‘criança rica’. A maioria da nossa população não tem acesso a ela. Se diminuirmos o ‘endeusamento’ dos chefs, creio que atingiremos melhor nossos objetivos”, afirma. Ele defende que a população possa conhecer o que é “bom, justo e limpo” no quesito alimentação. “Gastronomia é cultura e isso deve ser levado em consideração sempre”, define.
Matheus Viccino Berto – (11) 98547-1467
mvicciberto@gmail.com – Facebook.com/matheusvberto
Instagram: @mviccino
Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas