O planeta Terra é coberto por 71% de água, mas mesmo assim nos limitamos aos 29% restantes. Tanta água e nós nos apertando no trânsito e reclamando do barulho do vizinho.
Uma vida diferente é o que oferece o ultra-moderno iate Qrooz. (www.qrooz.com). Com 24 metros de comprimento, 5 metros de largura e desenhado para navegar toda a costa do Mediterrâneo e as vias navegáveis internas da Europa, Qrooz não é um iate como os outros.
Ele oferece conforto, espaço e muita luz natural, e o cliente ainda decide toda a planta: quer uma lareira? Banheira? Tudo é possível. Mas não é só isso. Uma vez a bordo, a sensação é de estar em um apartamento de luxo flutuante.
Fazer parte do processo criativo de um ‘apartamento’ destes é simplesmente emocionante. Apesar de se tratar de uma embarcação flutuante, o processo de decoração não difere muito do de uma habitação comum. A logística, no entanto, traz problemas mais delicados. Uma vez elaborado o projeto, enviamos os materiais necessários, azulejos e pisos da Itália, papéis de parede da Inglaterra e da Holanda, e a cozinha da Alemanha para a Sérvia, onde Qrooz estava sendo fabricado. Terminada a parte de construção, o iate navegou rumo a Roterdã onde, finalmente, pudemos finalizar a decoração.
Optamos por um espaço tipo ‘loft’, realçando a luz natural que invade todo o ambiente. O uso de madeira de carvalho e ferro fundido se repete por todo o iate, desde as escadas e banheiros até o deck superior, adicionando um toque masculino na embarcação, uma exigência do proprietário. No living, o sofá da italiana Verzelonni (www.verzelloni.it) oferece todo conforto necessário. A cadeira de balanço em fibra de vidro é de Charles e Ray Eams; as cadeiras de jantar e castiçal em ferro fundido, de Tom Dixon (www.tomdixon.net); e mesa de jantar, luminária e acessórios são da Moooi (www.moooi.com). Design com D maiúsculo reforça o caráter exclusivo do Iate.
Obviamente indicado aos mais seletos e exigentes, Qrooz foi idealizado não só como moradia, mas também como espaço empresarial. O primeiro iate fabricado abriga o restaurante três estrelas sueco Frantzén Lindeberg (www.frantzen-lindeberg.com), em Estocolmo; outro abriga os escritórios de uma companhia de energia holandesa; outro ainda é utilizado como residência privada permanente navegando pela Europa.
Uma coisa é certa: Qrooz é para aventureiros, para pessoas com um espírito independente. Um barco, sim, mas sem as limitações de espaço das embarcações comuns e sobretudo com ‘cara de casa’. Mas a maior vantagem do Qrooz é que a empresa oferece licença exclusiva por 19.500 euros, incluindo todas as especificações técnicas, cálculos e desenhos. Desta forma, o cliente fica livre para decidir onde fabricar (na Sérvia ou mesmo no Brasil) e até onde quer se envolver durante todo o processo.
Para se ter uma idéia, por 400 mil euros (excluindo impostos), você já é proprietário de um Qrooz pronto para navegar.
E num barco destes, navegar nem é preciso!
Comprimento: 24 metros
Altura acima da água: 3,9 metros
Área utilizável do piso: 105 m2
Área de convés: 35 m2
Velocidade de cruzeiro: 7 nós
Diesel: 2.000 litros
Água: 5.000 litros