Os tradicionais trailers de lanches fazem parte da memória histórica das cidades do interior do Brasil. E ao redor deles, em meio a cheiros e sabores inesquecíveis, é que vizinhos se aproximam, crianças brincam, namoros começam e a vida acontece.
No Monte Alegre não é diferente. O ponto de encontro dos moradores é o trailer da Vandeca, conhecido pelo sabor e qualidade dos lanches, salgados e doces. Com muito trabalho em família e cuidado em oferecer o melhor atendimento, conquistou sua fiel clientela, que hoje é formada por pessoas que moram na redondeza e demais bairros de Piracicaba, além de turistas trazidos pelos clientes, que vêm conhecer os encantos do bairro.
Há dez anos trabalhando no Monte Alegre, Vanderleia Gianotto Ferreira, a Vandeca, como é conhecida por todos, vive com sua família uma história de amor com o bairro. “Nós conquistamos mais amigos do que clientes ao longo desse tempo todo. É preciso muita dedicação para funcionar diariamente e atender a todos que nos procuram”, afirma Vandeca.
Junto com o marido e seus dois filhos, Vandeca veio de Cosmópolis para Piracicaba há 17 anos, e os primeiros lanches eram feitos em uma mesa e uma pequena chapa na garagem da casa alugada, o que atendia modestamente apenas seus vizinhos e amigos mais próximos. Naquela época, a família começou também a ser convidada para participar de festas, onde vendiam salgados, lanches e bebidas. Esses festejos eram e ainda são organizados pelos moradores e para os moradores do bairro, como os bailes da Terceira Idade, as festas juninas e de Ano-Novo.
Como a procura pelos salgados e doces começou a aumentar, decidiram comprar um pequeno trailer, que foi colocado em frente a casa onde a família morava e vendia lanches, salgados, doces, cervejas e refrigerantes.
Em 2002, com as vendas aumentando, Vandeca decidiu que era o momento de ampliar e comprou um novo trailer, que foi inaugurado com mesas na calçada e muita alegria. Na época eles não tinham carro e nem moto para fazer entregas, então o filho do casal distribuía os lanches de bicicleta nas casas da redondeza e também na antiga Votorantim, onde hoje funciona a empresa Oji Papéis Especiais.
Ao longo desses anos o trailer teve suas instalações ampliadas, diversificou o cardápio e aumentou o número de entregas que faz por noite. Todas essas mudanças não foram simples, mas são reflexo de muito trabalho e dedicação. E o resultado de tanto esforço é que Vandeca e sua família moram na casa que conseguiram comprar no Monte Alegre. Uma vitória.
Atendendo as mesinhas ao redor do trailer ou os pedidos pelo telefone, o trailer funciona diariamente das 17h até o atendimento ao último cliente. O carro-chefe do trailer é o ‘especial Monte Alegre’, um enorme lanche com dois bifes, dois ovos, presunto, queijo, vinagrete, alface, milho, catupiry, bacon e calabresa. Além dele, existem outros preferidos do cardápio, que são o X-Tudo, X-Frango, Cachorro Bacon Especial com Borda de Catupiry, Churrasquinho Especial com Tomate Seco e Rúcula. Durante todo o ano Vandeca vende sorvete, e nos fins de semana, no Inverno, costuma preparar pastéis e cuscuz.
Além do trailer, Vandeca foi convidada pela Escola Waldorf Novalis a fazer um curso em São Paulo sobre a preparação de comidas antroposóficas (baseadas em alimentos que derivam de ovos, leite e vegetais, de preferência orgânicos) e, diariamente, faz os lanches para os estudantes. As famosas tortas antroposóficas vegetariana e de palmito já entraram inclusive para o cardápio do trailer e são bastante procuradas.
Hoje a família ainda guarda no quintal da casa em que mora a primeira chapa que usava para fazer os lanches na garagem, pois ela representa todo o esforço que tiveram até chegar onde estão hoje. Mas o sonho ainda não está completo: o desejo da família é trabalhar bastante e abrir uma lanchonete, se possível, no bairro do Monte Alegre. (por Mariana Gandolfi)