Uma taça grande e uma dose de um bom vinho. Até aí tudo ótimo. Adicione a isso cinco ou seis pedras de gelo e nasce o La Piscine. O drink que é a última tendência do Verão, além de delicioso é também extremamente refrescante e atende bem ao gosto do brasileiro que adora tudo ‘estupidamente gelado’.
A ideia nasceu há alguns anos no Hotel Mathis, em Paris, mas foi nos bares da moda da Côte d´Azur, em pleno Verão Europeu, que virou mania. A base do La Piscine são os champanhes, espumantes e frisantes brancos ou rosés, mas Sanny Braga, proprietária e chef do Restaurante Navegantes, diz que o coquetel também pode ser preparado com vinhos brancos e tintos com um resultado maravilhoso.
Ela conta que essa tendência tem muito a ver com aquilo que os espanhóis já faziam com a sangria, adicionando gelo e frutas ao vinho. E a moda já teve tanta adesão que, neste Verão, a Möet Chandon lançou na Europa um espumante próprio pra ser servido com gelo: é o Ice Imperial que deve chegar em breve ao país.
A princípio, parece uma heresia, Sanny complementa, “mas quando os franceses fizeram, foi como se houvesse um aval dos especialistas para usarmos esse drink, e no fundo o que é importante é gostar. É o gosto pessoal que leva a pessoal a beber e aderir ou não”.
Para acompanhar o coquetel seguindo o clima do Verão, Sanny ensina a fazer o ceviche de salmão com maracujá (veja a receita) que pode ser servido em taças como verrines. Nada melhor para harmonizar com o La Piscine. O conjunto mantém as notas refrescantes perfeitas para um fim de tarde de Verão. (por Giovanna Baccarin)