Fazemos acontecer

Rede de saudade

Publicado na Revista Monte Alegre | 09ª Edição | Julho | 2012
Foto: Alessandro Maschio / MBM Ideias

Ex-moradores e admiradores do Monte Alegre criam grupo no Facebook

O Monte Alegre tem destaque na mais popular rede social da internet, o Facebook. O bairro é tema de ao menos três grupos na rede. O mais frequentado foi criado há dois meses pela professora Vanesca Quadros, de 43 anos.

Ela saiu do Monte Alegre, onde morava toda a família, aos 14 anos. Mas, nesses quase 30 anos de distância, a saudade nunca a deixou. E Vanesca conta que o objetivo maior é traduzir justamente esse sentimento. “É como uma corrente de lembranças”, ela define.

Vanesca conta que se surpreendeu com a adesão das pessoas à sua ideia. Afinal, em dois meses o grupo já conta com quase 500 membros. “Percebi que as pessoas estão carentes de recordações. A maioria não mora mais lá, cada um foi para o seu lado, mas ninguém se esquece do tempo bom que viveu por lá”, destaca a professora, que hoje é bibliotecária da Escola Estadual João Guidotti, no Piracicamirim.

A época da usina, as brincadeiras na rua, a igreja pintada por Volpi, a Teixeirada (espécie de clube), as vilas operárias, as festas patrocinadas pelo comendador Pedro Morganti, o time de futebol, o Grupo Escolar Monte Alegre. Não falta assunto para os integrantes da comunidade, e o grupo tem uma média de dez posts diários.

“Ninguém reprime nada, todo mundo é livre, mas, sinceramente eu não gosto de polêmica. Não é esse o objetivo”, conta Vanesca. O que eles querem é trocar informações, identificar as pessoas de uma determinada foto, saber de um ou de outro. Resumindo: matar saudades. “Isso é o que conta. Depois desse grupo, eu retomei vários contatos e parece que nunca deixei de estar ao lado do pessoal”, afirma. Encontro grande aconteceu em 8 de julho, durante a Festa de São Pedro, no Monte Alegre.

Quem participou foi a técnica de laboratório Ana Cristina Tonin, 36. Ela está no grupo desde o começo e é uma das mais assíduas. “Eu tenho uma vantagem que é ser filha de José Luiz Tonin, um apaixonado pelo Monte Alegre e por fotografia”, explica.

Como o pai (que já foi matéria de capa da Revista Monte Alegre) não ‘mexe’ com internet, Ana Cristina ficou com a incumbência de escanear uma parte do rico acervo que Tonin acumulou ao longo de muitos anos. “Como o pessoal sabe que sou filha dele, sempre me pede uma foto ou outra. E eu gosto muito de ver como estão curtindo”, garante. (por Ronaldo Victoria)

Revista Monte Alegre Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br