O local não poderia ser mais típico no Monte Alegre: o trailer da Vandeca, bem em frente à rua Antonio Roque. Foi o ambiente escolhido pela cantora Pa Moreno para gravar o terceiro clipe de seu primeiro álbum, com uma música que tem tudo a ver com o bairro: Saudade.
“Essa música fala de saudade do Brasil. Eu e o Zé Rubens (guitarrista e marido da cantora) fizemos quando estávamos na Europa. A letra foi surgindo naturalmente porque saudade, para mim, é um sentimento que se traduz em duas coisas: música e comida”, conta Pa. Em Saudade, ela fala das suas influências musicais (Chico, Elis, Gil, Tom, Vinícius, Cartola) e das comidas que não conseguia provar na Itália: manga, pitanga, paçoca, amendoim...
Por isso, a ambientação no trailer da Vandeca foi uma escolha natural. “Nós estávamos conversando com o Paulo Heise, que mora no bairro há algum tempo e está sendo nosso cicerone por aqui. Quando ele começou a contar as coisas que existem no bairro, nós dois olhamos um para a cara do outro e dissemos juntos: Saudade!”, conta Zé Rubens Trevisan.
O casal está há dois meses em novo endereço, uma casa térrea pintada de lilás na rua Antonio Roque. Deixar um prédio central, perto da Rua do Porto, não foi tarefa difícil, garante Trevisan. “O lugar é muito calmo, sossegado. Estou escutando coisas das quais não me lembrava mais. Não só passarinho. Eu ouço o som dos nossos eletrodomésticos funcionando à noite”, jura o guitarrista. A distância do Centro, acrescenta, não atra palha, já que trabalha na Candura, empresa fabricante de produtos de limpeza, localizada no Unileste.
Pa Moreno, ou Patrícia, também vem curtindo a sensação. “É muito bom estar aqui, tem sido uma descoberta”, afirma. Para a gravação, ela utilizou um figurino que transmite bem essa essência brasileira: um colete feito à mão no Nordeste, com muitas cores fortes, e uma colar com sementes de pau-brasil.
As mesas do trailer foram ocupadas com travessas cheias de frutas como mamão, caju e carambola. Na parede, uma bandeira do XV de Piracicaba. A gravação transcorreu normalmente, com vários takes diretos, e direção de Paulo Heise. ”Vou gravar várias vezes e fazer depois o trabalho de corte, sem pressa, para colocar no You Tube. Quis algo muito simples, sem mexer com a rotina do bairro”, diz.
Tanto que os carros que passavam pela rua no momento da gravação nem foram desviados. O público convidado agia de forma natural, sem se preocupar com marcação, pegando pastel (que eram ‘cenográficos’, ou sem recheio, para não murcharem antes da hora) ou cerveja no trailer. Além de Pa e Zé Rubens, aparecem o baterista André Dozelli (Camarão), e Raul, filho de nove anos de Heise, simulando um solo de guitarra e com os cabelos no melhor estilo arrepiadinho.
O casal repetiu a experiência em junho, fazendo um show especial, dedicado aos moradores, no mesmo local da gravação do clipe: o trailer da Vandeca. (por Ronaldo Victoria)