Fazemos acontecer

Campus atento

Publicado na Revista Monte Alegre | 10ª Edição | Setembro | 2012
Foto: Alessandro Maschio / MBM Ideias

Serviço de informações na Esalq pretende aproximar instituição da comunidade

Se você frequenta a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), anote este número na agenda do celular para tirar dúvidas, fazer denúncias ou prestar informações à universidade: 3447-8616.

Em  julho deste ano, o serviço chamado Campus Atento foi lançado com o objetivo de responder prontamente às dúvidas da comunidade usuária do espaço da instituição e de seus alunos, assim como o público de uma forma geral. Além de responder aos amplos questionamentos, a linha direta com a universidade também surgiu com o intuito de embasar a readequação da sinalização de orientação no campus Luiz Queiroz.

O serviço funciona 24 horas por dia, e em todos os dias da semana. De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, o atendimento da linha é feito pela Ouvidoria da Esalq. Nos finais de semana, e durante os períodos noturno e da madrugada, as informações são prestadas pelos guardas do campus, que também estão aptos a orientar a população a qualquer hora do dia nas guaritas das entradas da universidade.

A principal questão respondida, segundo o diretor da Esalq, José Vicente Caixeta Filho, está relacionada à localização dos departamentos da escola. “Muita gente vem à faculdade para eventos ou atividades e necessita encontrar determinados departamentos. Esta é uma das principais dúvidas que atendemos no Campus Atento, que recebe uma média de dez ligações ao dia”, conta o professor Caixeta.


• PRINCIPAIS DEMANDAS

Galhos caídos e a necessidade de manutenção nos jardins também figuram entre as principais informações recebidas pelo serviço telefônico. O abandono de animais domésticos e a sua circulação na faculdade completam o ‘top três’ do Campus Atento. Conforme o professor Caixeta, no caso dos cães e gatos, a faculdade possui canil e gatil para socorrê-los.  “Mas quando o animal se mostra agressivo, por vezes, chegamos a ter de solicitar o apoio da equipe do zoológico e do Corpo de Bombeiros. Como o campus é muito grande, precisamos contar com a ajuda de informantes para melhorar a rotina dos trabalhos e o atendimento prestado pela universidade”, comenta o diretor da Esalq.

Denúncias sobre pessoas suspeitas andando pela escola, localização de sanitários e permissão para uso do campus como área de lazer, como as práticas de andar de bicicleta, patinete ou skate, também podem ser feitas pelo número telefônico.

Casos emergenciais como alagamento, pessoas passando mal e incêndio também podem ser comunicados via telefone. Pelo Campus Atento a Esalq também presta informações sobre os cursos de graduação da universidade.


• APROXIMAÇÃO

Conforme Caixeta, o serviço telefônico faz parte de uma linha maior de gestão administrativa, que pretende aproximar a população da instituição. “É uma forma de fazer valer, e fazer chegar até nós enquanto instituição, as diferentes opiniões de diferentes públicos que frequentam a Esalq.”

Caixeta relata entender que cada informação recebida pode proporcionar uma posição diferenciada da instituição. “Isso implica quase sempre em um desafio instalado para uma tomada de providências ou medidas. De outra forma, nada mudaria ou melhoraria no campus se recolhêssemos todas essas informações e as arquivássemos. Portanto, esse é um meio relativamente simples e barato para melhorarmos sempre a nossa escola”, diz o diretor.

O Conselho Gestor do Campus Luiz de Queiroz foi responsável pela criação do programa. Placas com o número telefônico do Campus Atento foram instaladas em pontos estratégicos da faculdade para facilitar a divulgação do serviço e o conhecimento da linha.

De acordo com a assessoria de imprensa da Esalq, circulam diariamente pelo campus cerca de 5.000 pessoas, 4.000 mil carros e 400 bicicletas. A área do campus Luiz de Queiroz possui 914,5 hectares, tendo a área construída um total de 231,02 mil metros quadrados. A universidade conta hoje com 12 departamentos e 150 laboratórios. (por Cristiane Bonin)

Revista Monte Alegre Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br