Se você perguntar para uma mulher qual é o seu maior pesadelo no quesito estética, ela responderá, sem sombra de dúvida, que é a celulite. Poucas coisas são capazes de deixar uma mulher tão irritada quanto aqueles malditos ‘furinhos’ que aparecem nas coxas, bumbum e barriga, principalmente.
Segundo a médica Alessandra Nalin, especialista em medicina estética, sob nossa pele há sempre uma placa de tecido adiposo (gordura), que pode ser maior ou menor, dependendo da região e o do estado nutricional do indivíduo. “Abaixo desta placa de gordura encontra-se o músculo, que fica conectado à pele por fibras elásticas de tecido fibroso, que atravessam o tecido gorduroso. Quando estas fibras conectivas apresentam baixa elasticidade e, ao mesmo tempo, há um acúmulo de gordura nesta região, a pele torna-se irregular. Isso ocorre porque as fibras tracionam a pele em direção ao músculo enquanto que a gordura a empurra para cima. A celulite é, portanto, uma espécie de herniação da gordura em direção à pele”, explica a médica.
O problema tem várias causas. A primeira delas é que é um mal tipicamente feminino. Mulheres tendem a ter acúmulo de gordura nos quadris, nádegas e coxas. O excesso de peso é outra razão, já que o excesso de gordura é crítico para o surgimento de celulite. Com avançar da idade, a pele torna-se menos elástica, favorecendo o aparecimento do problema. A lista prossegue com o sedentarismo e o estresse, que interferem no metabolismo; e com os anticoncepcionais hormonais, que favorecem o acúmulo de gordura.
“Encontrar maneiras rápidas e milagrosas para estes problemas é o sonho de qualquer um, porém sabemos que tudo se inicia com a autodisciplina em estabelecer uma dieta saudável e manter a pratica de exercícios físicos regulares”, diz Alessandra. “E, além disso, os tratamentos corporais estéticos e a suplementação oral com nutracêuticos são fundamentais para a efetividade dos resultados”, afirma.
Segundo Alessandra, os tratamentos corporais estéticos têm como objetivo dar uma melhor definição aos contornos corporais por meio da redução de medidas, além de combaterem a flacidez, a gordura localizada e todos os outros transtornos que comprometem a silhueta.
“A grande novidade hoje em tratamentos estéticos são os aparelhos que, por meio da radiofrequência, quebram as células de gordura, ativam a formação de colágeno e, com isso, promovem o tão esperado lifting”, salienta Alessandra.
Entre esses aparelhos, a médica menciona o Apollo Tripollar. “É a escolha perfeita para quem precisa enrijecer e reduzir depósitos de gordura localizada, sendo inclusive indicado pós-lipoaspiração e também pós-gravidez, com excelentes resultados”, assegura.
O FDA, órgão americano que regula a venda de remédios e equipamentos médicos, comprovou a eficácia do Apollo Tripollar nos tratamentos propostos. Segundo estudos, explica a especialista, a celulite pode diminuir em até 80% e a textura e firmeza da pele também responderam de forma satisfatória.
“Somando-se a estes tratamentos , podemos utilizar, ainda, os nutracêuticos/nutricosméticos, que são formulações elaboradas em concentrações e associações específicas para cada caso, com foco na bioquímica e expressão genética individual, obtendo respostas ainda mais promissoras”, finaliza.