Você já está cansada de olhar o espelho e se deparar com aqueles furinhos incômodos espalhados pelo corpo? Já tentou livrar-se da celulite e não conseguiu? Talvez a solução esteja no preenchimento, tratamento encontrado em uma boa clínica de estética sob o controle de um médico.
O preenchimento com ácido hialurônico pode resolver seus problemas. O produto era usado apenas para aumentar o volume dos lábios e amenizar as rugas e sulcos faciais. Entretanto, essa substância é extremamente versátil e tem se mostrado eficaz em outras áreas da estética, mais precisamente no tratamento da celulite.
Muitas pessoas têm procurado a clínica da médica Alessandra Nalin para se informar sobre o ácido hialurônico e o combate à celulite. Revistas especializadas também têm concentrado suas pautas na explicação da técnica.
“O ativo usado para atacar os furinhos indesejados é da mesma categoria daquela utilizada para tratar os sinais da idade no rosto, o que muda é o peso das moléculas”, explica a médica Alessandra, especialista em medicina estética.
Assim, esse tratamento se utiliza das partículas maiores para preencher os espaços entre os pontos dos depósitos de gordura, de maneira que a pele se torne plana. O resultado é a melhora do aspecto "casca de laranja".
A aplicação da substância é feita nas áreas a serem tratadas de maneira que toda a região de depressão seja preenchida. A anestesia geralmente é tópica. A médica explica que, nos casos mais críticos de celulite, o preenchimento com ácido hialurônico precisa ser combinado a outros métodos, a fim de um melhor resultado.
“Quando o grau de celulite é mais severo, é preciso fazer uma subcisão, procedimento que consiste na ruptura das fibroses que tracionam a pele e dão aquele aspecto acolchoado. Nesse caso é necessária a anestesia local. Paralelamente, além dos tratamentos já conhecidos para diminuir a flacidez e melhorar a textura da pele, o local que recebeu o preenchimento deverá passar por tratamento com radiofrequência”, informa a especialista no assunto.
De um modo geral, quem tem celulite pode ter algumas outras alterações como flacidez, sobrepeso e nódulos de gordura na área repuxada – todos são reflexo das mesmas causas, em grau menor ou maior. Embora a celulite possa ser um motivo de pesadelo, a constatação visual desses depósitos de gordura indica que algo mais complexo está acontecendo no corpo.
Isso porque as causas de aparecimento da celulite são multifatoriais e envolvem questões hormonais, genéticas, de sobrepeso ou obesidade, tabagismo e sedentarismo. Portanto, além do tratamento estético com o ácido para acelerar a melhora da pele, a médica Alessandra reforça a necessidade de métodos que combatam a origem da celulite.
“O ácido hialurônico é um tratamento mecânico, de preenchimento, que não combate a causa da celulite. Ou seja, o ácido não trata, por exemplo, os nódulos de gordura e, por esse motivo, é que sempre associamos outros tratamentos corporais como a radiofrequência, incluindo aparelhos como Power Shape e o Tripollar, e enfatizamos a importância da orientação nutricional e da prática de atividade física”, explica.
Porém, a boa notícia – já que o combate à origem da celulite é mais complexo e demanda um tempo maior – é que o preenchimento com ácido hialurônico apresenta resultados imediatos. Entre 12 e 15 dias, em média, os hematomas provocados pelas picadas e incisões (no caso da subcisão) desaparecem e surge uma pele uniforme.
Quanto à duração do efeito do preenchimento, a especialista em estética observa que não é possível estabelecer um período, o que depende do grau da celulite, da pele e do organismo de cada pessoa. “Em nossa rotina, observamos que os efeitos desse método podem durar de oito a 15 meses, em média”, revela a médica. (Cristiane Bonin)