A Casa do Marquês, antiga sede do Grupo Escolar Marquês de Monte Alegre, foi palco entre os dias 8 e 10 de março de uma apresentação teatral especial. O espetáculo Sopro, escrito e dirigido por Marina Henrique, teve Marina em cena ao lado da bailarina Luiza Vanov. O texto, segundo a autora, fala sobre as dificuldades da vida e o renascimento. Como Luiza estava no sétimo mês de gravidez durante a breve temporada, as apresentações também tocaram na questão do parto humanizado, importante num país em que nove entre dez mulheres passam por cesariana. Agora as artistas estudam convites para apresentação em Campinas, mas não sabem ainda se o espetáculo será interrompido com o nascimento do filho de Luiza, ou se retorna modificado.
O Grupo Vocal Luiz de Queiroz, da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), participou do 13º. Encontro de Corais Universitários de Coimbra, em Portugal, que aconteceu de 14 a 17 de março. Foi a primeira excursão internacional do grupo composto por 18 integrantes, sob a regência da maestrina Cíntia Pinotti.
A jornalista e gestora de projetos da empresa Águas do Mirante, Daniele Ricci, esteve no Centro Comunitário do Monte Alegre, no dia 12 de março, para abordar o tema saneamento. O evento reuniu vários moradores do bairro, interessados em conhecer o tema de forma mais aprofundada, e faz parte do Afluentes (Programa de Integração entre Lideranças Comunitárias e Águas do Mirante).
O CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) realizou, em Piracicaba, a 7ª. edição das Reuniões Técnicas Regionais. O evento aconteceu no dia 28 de fevereiro, quando foram apresentados resultados da safra, as perspectivas do centro, os destaques regionais das variedades comerciais de cana CTC, o futuro da cana sob o ponto de vista da biotecnologia, além de uma visita a campo. O CTC atua há mais de 40 anos no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor canavieiro. As pesquisas abrangem os elos da cadeia produtiva de cana-de-açúcar, álcool, açúcar e bioenergia, permitindo agregar valor às diversas etapas do processo e contribuindo com a evolução equilibrada do setor.
Mais uma vez o Monte Alegre foi escolhido como cenário para um editorial de moda. Desta vez, a paisagem do bairro estampará a primeira edição da revista Farrawi, que circulará em maio próximo. A publicação está sendo elaborada pelo MBM Escritório de Ideias e a produção de moda está a cargo da consultora Marina Torrezan, moradora do bairro.