Ele é jovem, tem 28 anos e mora a vida quase toda no Monte Alegre. Jean William Pereira, o novo presidente do Centro Comunitário, garante por isso que conhece a fundo a vida do bairro. “Eu sei dos problemas e das vantagens de morar aqui. Para mim, o melhor de tudo é a tranquilidade que a gente tem. Mas ao mesmo tempo, isso dá uma tendência à acomodação”, conta.
Sem querer ser polêmico, Jean lembra que o Monte Alegre, por ter surgido diretamente ligado à usina, parece ter-se acostumado a essa dependência. “No tempo em que funcionava a usina, diante de qualquer problema as pessoas ligavam à administração para que fosse resolvido. Não estou criticando ninguém, entendo que essa é uma herança cultural que não se perde de uma hora para outra”, destaca.
Jean vem contando com o apoio de Fortunato Fleury Suniga, o Renato, que já foi presidente em outras gestões (“estou ensinando para ele o caminho das pedras”, conta) e diz que seu primeiro desafio é fazer com que o Centro seja mais frequentado pelos moradores. “Estamos com problemas de caixa, não há verba suficiente. A princípio pensamos em pedir auxílio público, mas antes precisamos melhorar a estrutura”, revela.
O Centro, que fica na avenida principal do bairro (Comendador Pedro Morganti), trabalha com aluguel de espaço, que fica em R$ 150 para moradores locais e R$ 300 em outros casos. “Eu sinto que o pessoal ainda está um pouco afastado e queremos essa reaproximação”, declara Renato.
Hoje funcionam no espaço um posto de saúde que atende gratuitamente a população às terças e quintas-feiras, além de ter aulas de ginástica para a Terceira Idade, também duas vezes por semana. Além disso, um dentista voluntário atende a cada 15 dias. Outra atividade quinzenal é um bingo que acontece aos domingos. Há também um grupo de católicos que cuida para que seja realizada no local a missa todos os domingos, às 7h30.
De acordo com o novo presidente, o primeiro projeto desde que assumiu, nos primeiros dias deste ano, o Sementes do Amanhã, com aulas de futebol para adolescentes (leia mais nas páginas 12 e 13 desta edição), já está contribuindo para trazer novo ânimo. Ele vai estar à frente do Centro até julho de 2014, cumprindo o que chama de “mandato-tampão”, após a renúncia de Zacarias Cândido da Silva. “Eu era o 2º secretário e, depois de uma reunião, me convidaram para assumir a presidência.”
A atual diretoria também conta com Vanessa Rando, Peter Luis Moraes, Adriana Tobaldini da Silva, Mabel Capeleti, Ismael Pelegrin, Wilson Guidotti Junior, Edevaldo Jacinto, Antonio Rodrigues de Oliveira, Maria Lúcia Furlan Rando, Antonio Gilberto e Teresa Alves Michelon. (por Ronaldo Victoria)