Fazemos acontecer

Sementes do amanhã

Publicado na Revista Monte Alegre | 13ª Edição | Março | 2013
Foto: Carlos Mendes

Oji Papeis Especiais patrocina projeto esportivo voltado para adolescentes de 14 a 20 anos

O nome do projeto é poético: Sementes do Amanhã. Título, aliás, de uma canção de Gonzaguinha gravada por Erasmo Carlos e que fala justamente da esperança numa nova geração. Por isso foi escolhido para batizar um projeto especial da Oji Papéis Especiais voltado para a comunidade do Monte Alegre, bairro onde a empresa está instalada.

O projeto teve início no primeiro sábado de março no estádio Comendador Pedro Morganti, no Monte Alegre. “O Sementes do Amanhã está voltado para os adolescentes, da faixa dos 14 aos 20 anos, que não têm oportunidade de se dedicar ao futebol de maneira mais efetiva. Além de oferecer esporte nos horários de lazer, permite um melhor aproveitamento do potencial desses jovens”, explica o analista de sustentabilidade da Oji, José Sérgio de Fávari.

Na verdade, o Sementes do Amanhã está sendo desenvolvido por meio de uma parceria com o Centro Comunitário do Monte Alegre e com agentes comunitários do bairro Parque dos Eucaliptos, na região da Vila Cristina, além do Panorama Futebol Clube. “Neste bairro, o projeto já existe, mas eles estavam precisando de espaço. Aqui no Monte Alegre temos poucos jovens, mas estamos contando com a estrutura do espaço”, detalha Fávari.

Assim, os adolescentes do Eucaliptos são levados de ônibus todo sábado até o Monte Alegre para participar das atividades, que acontecem das 8h às 11h30, com direito a intervalo com lanche. O primeiro encontro, no dia 2, foi para os jovens se conhecerem, se entrosarem e serem formados os times. A coordenação esportiva fica a cargo de João Braga, e o representante do Parque dos Eucaliptos é José Carlos de Oliveira.

Fávari estima o orçamento anual do projeto em R$ 74 mil, referente a recursos para transporte, alimentação, recursos humanos (monitores), uniformes e material esportivo.

 

OUTROS PROJETOS

A Oji Papéis Especiais está desenvolvendo neste ano vários outros projetos ligados à área de sustentabilidade. Quebrando Recordes, também ligado ao esporte, é uma parceria com o Espaço Pipa, voltado para pessoas com síndrome de Down. Tem como objetivo a implementação de atividade esportiva como forma de promover o desenvolvimento global e a autonomia das crianças.

O Voo Livre, que tem como eixo de atuação a cultura, viabilizado pela ONG Avistar, visa à inserção de crianças e jovens com deficiência visual no convívio escolar, além do aumento de sua independência.

Projetos que começaram em 2012 serão mantidos: Caminho Ecológico (preservação do meio ambiente), Orquestra Filarmônica (profissionalização musical de jovens entre 15 e 19 anos), Quick-Massage (geração de renda e autonomia de deficientes visuais) e Caminhos para o Mercado de Trabalho (palestras nas escolas da região sobre a importância da qualificação profissional, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda). (por Ronaldo Victoria)

Revista Monte Alegre Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br