Revista Monte Alegre - Quais são os tipos de eventos corporativos mais comuns?
Coca Giannetti - A Nettis faz todo tipo de eventos corporativos. Desde o lançamento da pedra fundamental -- que é o primeiro passo que a empresa dá antes de começar a construção --, a inauguração, lançamentos de produtos, feiras, congressos, confraternizações de fim de ano, confraternizações comemorativas, reuniões específicas para clientes, para fornecedores, visitação em fábrica (as chamadas ‘open house’). Englobamos todos os tipos de eventos que uma empresa possa precisar, desde um pequeno coquetel até uma grande inauguração.
É possível ser original e criativo na hora de organizar um evento corporativo, sem esbarrar no exagero?
Graziella Giannetti - Na realidade não é possível, é obrigatório. Porque evento corporativo não pode ter exagero nunca. Quando a gente fala em evento corporativo, a gente trabalha com custo-benefício, essa é a melhor equação que existe. O exagero nunca é bem-vindo no evento corporativo. A gente é obrigada a ser original e extremamente criativo, porque as empresas querem resultados, sejam eles financeiros ou institucionais. Esse é o maior foco do evento corporativo. Sempre se busca o melhor custo-benefício.
O que se deve levar em conta na hora de planejar um evento empresarial?
Coca - Primeiro é a organização em si. Tem que ser muito bem ‘brifado’ para que se possa fazer uma proposta dentro daquilo que o cliente quer especificamente. O primeiro briefing é muito importante pra gente. É lógico que a gente tem que ter o bom-senso de orientar o nosso cliente dentro daquilo que ele pretende, pra gente chegar no final sem grandes ‘delírios’. Tem clientes que chegam com ideias mirabolantes . Um dos nossos trabalhos é saber orientar o cliente e direcionar as coisas para que tudo saia da melhor forma possível.
Quais seriam, na sua opinião, os maiores ‘pecados’ dos eventos corporativos?
Graziella - Eu acho que é quando o cliente não ouve muito as orientações que damos. Temos experiência muito grande. Sabemos o que dá certo e o que não dá certo, o que ele precisa e o que é ‘perfumaria’. O grande erro do cliente é não escutar quando ele tem uma assessoria. Se ele contrata uma assessoria, ele precisa dar credibilidade a ela. Nosso trabalho é dar pra ele a melhor opção. Você vê muito evento corporativo com cara de festa. Sai do foco. O maior pecado é esse: não escutar a assessoria.
Dá pra fazer um evento corporativo correto e elegante com orçamento limitado?
Coca - Dá sim! Esse é o segredo da boa assessoria: fazer tudo bem-feito dentro de um orçamento limitado. Com muito dinheiro é fácil fazer (e errar também!), porque quando você tem muito dinheiro, pode dar uma ‘viajada’ e sair do foco, como já dissemos.
Então, até mesmo uma empresa de pequeno porte pode contratar uma assessoria para fazer um evento, por menor que ele seja?
Graziella - Dentro do ‘budget’ (orçamento) que ele vai entregar pra gente, vamos dizer qual a melhor maneira de realizar o evento. Esse é o nosso trabalho. Eu garanto que entregamos à empresa muito mais com o mesmo orçamento que ela teria se fizesse o evento sem assessoria. A gente faz valer o valor do nosso serviço.
1 - Contrate uma boa assessoria para ter uma orientação correta
2 - Planejamento: coloque todas as ideias no papel para poder direcioná-las
3 - Tenha uma planilha de custos séria, fixa e fechada, para não ter surpresas
4 - Escute o que a assessoria está dizendo e leve a sério a gama de serviços que ela está oferecendo
5 - Tenha foco, buscando o resultado almejado
(por Cristiane Sanches)