O uso da madeira de demolição e de reaproveitamento na decoração é forte tendência entre designers e arquitetos. Considerada uma madeira rara, maciça e nobre, é retirada principalmente de construções antigas e de casarões de fazendas em cidades do interior paulista, sendo um de seus principais diferenciais a preocupação com a preservação ambiental.
Em geral as peças são únicas e personalizadas, e os projetos trabalhados em matéria-prima rara de se encontrar atualmente no mercado, como a peroba-rosa e a canela. Seja como revestimento em pisos e paredes, móveis ou nos objetos de decoração, as peças possuem uma textura bem marcante, com sinais característicos de pregos, arranhões e outros detalhes que fizeram parte da história da madeira.
Segundo Gustavo Dias, designer da marca WOOdesign (www.woodesign.com.br) e parceiro da Rústika, loja piracicabana especializada em design em madeira de demolição, a ‘pegada ecológica’ dos materiais e a possibilidade do design exclusivo têm transformado esses móveis rústicos e peças de arte em objetos de desejo.
Estes objetos atribuem um ar sofisticado e exclusivo à decoração dos espaços, que podem ser projetados tanto para áreas externas, como fachadas, gazebos, pergolados, painéis e decks, ou para interiores como mesas, cadeiras, bancos, bistrôs, aparadores, lavabos, cristaleiras, entre outros.
As peças elaboradas a partir de árvores de reaproveitamento da Zona Rural e demolição são obras de arte disputadíssimas, e uma ótima opção para presentear neste Natal. A sugestão do designer Gustavo Dias é compor um ambiente com móveis rústicos, esculturas de arte em madeira e detalhes natalinos nas mesas dos almoços e jantares em família, para dar um toque sofisticado à decoração. (por Mariana Gandolfi)