Quando pessoas me abordam para falar sobre iniciativas digitais para suas empresas, geralmente as perguntas giram em torno de alguns itens básicos: e-mail marketing, sites, blogs e e-commerce. Geralmente não passa disso e, infelizmente, digo que mesmo nessas áreas o conhecimento é ainda muito escasso e confuso em nossa cidade.
Para e-mail marketing as pessoas trabalham comprando listas e fazendo spam: há pouco entendimento estratégico do assunto. Os sites são mais ou menos cartões de visitas robustos. Blogs e e-commerce são itens ainda mais difíceis de encontrar e nem sempre quem tem um sabe usar.
O que muita gente não sabe é que, mais do que apenas ferramentas de marketing ‘novas’, que alguém disse que você tem de usar, o universo digital pode também oferecer novas linhas de faturamento para sua empresa. Basta tratar esse universo de forma séria. Esse é o chamado empreendedorismo digital.
Existem empresas que, ao investirem nesse ramo como uma nova linha de criação de receita, tiveram tanto sucesso, que acabaram migrando cada vez mais para essa área, muitas vezes extinguindo a base inicial de faturamento.
Eu falo aqui do comércio digital de produtos físicos, serviços e produtos informacionais. Os dois primeiros você conhece, mas o terceiro ainda é novidade pra muita gente. Produtos informacionais são e-books, cursos, palestras, ferramentas e todo formato em que você consiga empacotar conhecimento e informação para compartilhar com sua audiência.
Toda empresa tem conhecimento para ser compartilhado. Seja sobre seu produto ou mercado. Basta ser curioso e criativo para encontrar onde esse conhecimento está, como empacotá-lo e criar formas digitais de vendê-lo. No comércio de produtos físicos e serviços a situação é ainda mais fácil, já que sua empresa provavelmente já vende um dos dois.
Se você se interessou pelo assunto, aqui vão algumas dicas de aprofundamento no tema:
• Você já tem um plano B? de Conrado Adolpho.
http://www.conrado.com.br/planob/
• Ignição Digital de Erico Rocha
https://www.ignicaodigital.com.br/
• Apresentação sobre o tema no Slideshare
http://slidesha.re/18AVf6J
Se você é empresário, empreendedor ou quer dar uma guinada em sua carreira, acho que vale muito a pena dar uma olhada nesses conceitos. Esse pode ser um divisor de águas no faturamento de sua empresa ou em sua vida pessoal.
Giovanna Baccarin é comunicadora, estrategista e palestrante. Especializada em marketing online e presença digital.