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Musicalização auxilia o desenvolvimento

Publicado na Revista Monte Alegre | 11ª Edição | Novembro | 2012
Foto: Alessandro Maschio / MBM Ideias

“A música favorece o impulso da vida interior e as principais faculdades humanas: a vontade, a sensibilidade, o amor, a inteligência e a imaginação criadora. Por todos esses motivos a música é considerada como um fator indispensável.” (Edgard Willems)

Por seu poder criador e libertador, a música é um poderoso recurso educativo. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente do seu ser.

Assim como dizia Platão, a arte deveria ser a base de toda a educação, sendo a música uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Não encontramos uma só parte do corpo que não receba influência dos sons musicais.

Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica. Musicalidade é a tendência ou inclinação do indivíduo para a música. Quanto maior a musicalidade, mais rápido será seu desenvolvimento.

A musicalização, além de transformar as crianças em indivíduos que usam os sons musicais, fazem e criam música, apreciam e se expandem por meio da música, ainda as auxiliam no desenvolvimento global.

Por meio do canto, dos jogos e brincadeiras, do exercício rítmico e outros meios que propiciam uma criatividade dinâmica, busca-se proporcionar às crianças o maior número possível de oportunidades para que aprendam música e dela participem como uma atividade prazerosa.

As brincadeiras musicais contribuem para reforçar todas as áreas do desenvolvimento infantil, proporcionando à criança abertura a esse mundo fantástico da música que transforma nosso coração, nossa vida, nossa alma.

A música auxilia na formação da criança, melhorando sua capacidade de entendimento e apreensão do mundo. Ela ajuda a afinar a sensibilidade, o raciocínio lógico, a memória, a motricidade, a criatividade, a concentração, além de ser forte desencadeadora de emoções. Quando a criança está cantando, tocando ou ouvindo uma melodia, ela está aprendendo muitas outras coisas, como ritmo, afinação, intervalos que serão benéficos para seu aprendizado em muitos aspectos da vida.

Estudos, como os do físico Gordon Shaw, comprovam que a música durante a idade de 1 a 3 anos estimula o raciocínio matemático e possibilita o aprendizado de mais palavras do que outras crianças que não tiveram contato com esta modalidade. Este gesto auxilia nos movimentos e, consequentemente, na habilidade motora da criança, porém são poucos os pais que conhecem essa informação. Cantar canções infantis durante as aulas de musicalização ou até mesmo suas músicas favoritas fortalece o vínculo dos pais com o bebê.

A musicalização ocorre de forma lúdica, por meio da identificação natural da criança com a música, buscando o desenvolvimento completo da criança em nível psicofísico e não necessariamente formar músicos. Despertar o gosto pela música e utilizá-la como uma forma de expressão também é um dos objetivos. (por Fabíola Peron e Tatiane Cristine)

Fabíola Peron é musicoterapeuta, educadora musical, doula e professora de shantala. fabiola.peron@gmail.com
Tatiane Cristine educadora musical, professora de violão, oboísta e licenciada em música pela Universidade Metodista de Piracicaba. taty.cristie@yahoo.com.br

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