A simplicidade com que a dinamarquesa Hay (www.hay.dk) está conquistando o mercado internacional é de chamar a atenção. Criada em 2002, a coleção de móveis da Hay foi lançada em janeiro de 2003 durante a Feira Internacional do Móvel de Colônia, na Alemanha. Hoje, ainda nas mãos do fundador Rolf Hay a empresa faz parte do grupo de moda dinamarquês Bestseller, conhecido entre outras pelas grifes Jack&Jones e Vero Moda.
A proposta da Hay é incentivar o retorno do design dinamarquês aos respeitados anos 50 e 60, quando a Dinamarca inovava produzindo mobiliário de alto padrão e de valor estético imune ao tempo e às tendências de moda. Isso tudo com um contexto contemporâneo, por meio de um compromisso visível com o design e com um apelo internacional a acessibilidade de seus produtos.
Ambiciosa quando se trata de inovação e do uso de tecnologia de ponta, a Hay tem como seu bê-a-bá nutrir e promover a originalidade de jovens talentos. A tal ponto de elevar a design a peteca, a caneta de pena e até mesmo aquela cartelinha de agulhas e linha que todo mundo conheceu na infância.
A linha de desenho da Hay é simples, de cores fortes e de combinações quase sempre extremas. Em parceria com a dupla holandesa Scholten & Baijings (tratados como deuses e reverenciados pelos fãs como gurus do design atual), a coleção ganhou ainda mais cores e, desta vez, cores arrojadas, combinações inusitadas que estampam carpetes para a sala, roupa de cama e até mesmo guardanapos para a louça. Tudo design!
A Hay comprova minha tese: tendência não se segue, se cria. Com uma coleção original e de qualidade, a empresa inova com assinatura e estilo próprios. E está fazendo muito sucesso. Hoje ela conta com três lojas na Dinamarca e uma na Noruega, além de uma ampla cooperação com arquitetos internacionais e no mercado de contrato. Sobretudo, é quase impossível não se deparar com seus produtos nas melhores lojas de design mundo afora. E tudo isso por um preço simpático!